Igreja virtual em 3D vai realizar missa interativa

O padre, a congregação e as preces serão reais. Só o prédio é que será virtual, mas mesmo assim, em três dimensões. Essa é a imagem dentro do que se acredita ser a primeira igreja virtual anglicana, a ser lançada no mês que vem como parte de uma iniciativa para tentar atrair pessoas que normalmente não entrariam em uma igreja.

Bancos, púlpito e altar parecem convincentes, mas lembram ainda imagens de histórias em quadrinhos. O padre e os membros da congregação serão pessoas reais, conectadas à Internet para que participem de missas reais, mas aparecerão como bonequinhos em 3D nas imagens da igreja.

A igreja, que será conhecida como Church of Fools (Igreja dos Tolos, em tradução livre), está sendo criada pelo site Ship of Fools (Navio dos Tolos). O editor do site, Simon Jenkins, diz: "Alguns sites ajudam as pessoas a meditar e a orar, mas ninguém construiu uma igreja interativa em 3D antes, completa com arcos góticos e bancos de madeira".

Esse site, no ano passado, realizou um gameshow de realidade virtual baseado na Arca de Noé. Um vigário de verdade controla as ações de seu "personagem de quadrinhos", inclusive ao saudar o rebanho, anunciar hinos religiosos e fazer sermão. "Em partes diferentes do mundo, a congregação também vai ligar o computador e se tornar personagem de quadrinhos, e eles se verão na tela", disse Jenkins.

"Eles vão escolher um banco para se sentar, apresentar-se aos outros através de balão com mensagem, cantar hinos religiosos, ouvir o sermão, conversar uns com os outros depois, talvez rezar juntos". A congregação também será convidada a fazer doações e a coleta também será feita por um sistema especial através da Internet.

Embora essa seja uma iniciativa extra-oficial, a igreja virtual pode acabar recebendo aprovação da hierarquia religiosa. O arcebispo de Canterbury (líder religioso dos anglicanos), Rowan Williams, pediu que a igreja adote novas formas de pregação, que podem incluir iniciativas como as "igrejas em cafés".

Paróquia de verdade
Mas a Church of Fools poderia ser uma indicação de como as igrejas podem evoluir. Por exemplo, a diocese de Oxford está recrutando atualmente um "pastor de Internet" para estabelecer sua própria igreja virtual, a "i-Church", que será considerada oficialmente uma paróquia de verdade.

Sua intenção é atrair pessoas que não possam ir até a igreja, pessoas que não queiram entrar no prédio ou para quem ir à igreja aos domingos não seja suficiente. O formato da i-Church ainda não foi decidido, mas o reverendo Richard Thomas, diretor de comunicações da diocese de Oxford, disse que, diferentemente da Church of Fools, ela não terá imagens semelhantes a histórias em quadrinhos.

"Nós não queremos sinos ou apitos animados", diz ele. "Nós queremos nos concentrar nas relações humanas verdadeiras baseadas em uma comunidade verdadeira, mais do que interatividade direcionada à mídia".

Quando a igreja de Oxford estiver funcionando, seus membros provavelmente vão se comunicar entre si através de chats ou mensagens instantâneas. As missas podem ser realizadas em vídeo, mas os detalhes ainda não foram decididos.
 BBC Brasil

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home