Pais do Kazaa lançam telefonia via Internet móvel

A companhia de telefonia via Internet Skype Technologies, formada por profissionais responsáveis pela criação da rede de troca de arquivos Kazaa, anunciou hoje o desenvolvimento de uma versão para computadores de mão do seu software de ligações gratuitas de voz. A tecnologia pode disparar reduções de preços nas atuais operadoras de telefonia móvel.

Usuários de computadores de mão com sistema Pocket PC e acesso rápido à Internet poderão fazer chamadas gratuitas para outros usuários Skype em qualquer lugar do mundo, afirmou o presidente-executivo da companhia, Niklas Zennstrom. "Digamos que você está viajando, em um hotel ou cafeteria. Você pode receber ou fazer chamadas Skype de graça", disse Zennstrom.

Cerca de 850 mil pessoas usam o software da Skype por dia para fazerem ligações a partir de seus computadores. Ao encaminharem as chamadas pela Internet, os usuários evitam taxas de longa distância.

A popularidade da tecnologia de voz sobre a Internet cresceu rapidamente durante o ano passado, com companhias iniciantes como a Vonage oferecendo tarifas fixas e gigantes como a AT&T entrando em cena.

O serviço móvel da Skype precisam estar próximos de pontos de acesso sem fio à Web que utilizam a tecnologia WiFi. Os usuários podem falar com outros pela rede da Skype de graça, mas não podem discar para números de telefones convencionais.

Zennstrom, que desenvolveu a rede de troca de arquivos Kazaa há alguns anos, afirmou que o serviço é útil para usuários que queriam economizar na conta de telefone, especialmente aqueles que precisam fazer chamadas internacionais.

A companhia deve liberar uma atualização do software dentro das próximas três ou quatro semanas. A melhoria vai permitir aos usuários discarem para números convencionais, disse o executivo. A empresa vai cobrar tarifa nesse caso, mas será "muito competitiva", disse Zennstrom.
 Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home