HD externo comporta 279 GB e é fácil de instalar

da Folha de S.Paulo

A atratividade do disco rígido externo Maxtor OneTouch é facilmente compreensível: além de ser externo, o que torna a instalação muito fácil (basta ligar dois fios), o acessório promete altíssima capacidade de armazenamento --300 Gbytes, ou 15 vezes o espaço disponível num PC básico.

Infelizmente, a capacidade reconhecida pelo Windows é menor, 279 Gbytes. Essa diferença se deve principalmente à seguinte razão: os fabricantes têm o hábito de medir os Gbytes de maneira diferente. Em vez de considerar que 1 Gbyte equivale a 1.073.741.824 bytes, que é o que acontece na prática, os fabricantes assumem o valor de 1 bilhão de bytes. Essa política é seguida por todos os fabricantes de discos rígidos.

Apesar da diferença, o espaço é amplo, suficiente para guardar até 56 mil músicas no formato MP3 ou 21 horas de vídeo com alta qualidade (DV). Ademais, o principal recurso do Maxtor OneTouch é o backup simplificado: pressionando-se um botão no painel frontal, o PC copia automaticamente os arquivos.

Essa função, que é controlada pelo software Retrospect Backup, fica a dever velocidade: o disco demorou 62 minutos para copiar uma pasta com 22 Gbytes --o diretório Meus Documentos de um usuário que coleciona músicas e vídeos. Como são incrementais, ou seja, copiam apenas os arquivos criados ou modificados, os backups subseqüentes são bem mais rápidos. É possível agendar a criação automática de cópias.

No Windows XP e no Mac OS X, o Maxtor OneTouch é reconhecido diretamente (não é preciso instalar drivers). O disco se liga ao micro via cabo USB (1.1 ou 2.0) ou FireWire (interface usada nos testes). Como acontece com a maioria das inovações tecnológicas, o Maxtor OneTouch de 279 Gbytes é pouco acessível: custa R$ 1.879 (tel. 0/xx/11/5505-5058), o preço de um computador básico.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home