Afinal, estresse precisa de tratamento médico?

 
Thais Gurgel

Quando nos deparamos com uma situação estressante, os batimentos cardíacos se aceleram, a musculatura fica tensa, a pressão arterial aumenta e suamos frio. Todos essas alterações, porém, devem passar logo que nos vemos livres desse fator de tensão. Se esses sintomas persitirem, é hora de procurar seu médico.

Sinais de estresse, tais como distúrbios no sono, irritabilidade, ansiedade, alteração de apetite, dificuldade de concentração e vigilância constante podem indicar se sua saúde está sendo prejudicada. Mas isso não significa que o estresse seja uma doença, em si.

Segundo Renério Fraguas Junior, médico do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, "o estresse do dia-a-dia é uma situação, somente o estresse pós-traumático pode ser considerado um transtorno psiquiátrico". De qualquer forma, o psiquiatra aconselha consultar um médico assim que se perceber que os sintomas do estresse estão se prolongando demais.

O ideal é procurar um clínico geral, um cardiologista ou qualquer médico de sua confiança para que ele possa encaminhar você a um especialista no assunto se julgar necessário, seja ele um psiquiatra ou um psicólogo.
  Terra

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home