Guru da Web diz que usuário não sabe fazer buscas

A Internet está ficando mais fácil de ser utilizada - e muitas das dificuldades encontradas pelos usuários são atribuídas a eles mesmos. Quem afirma é Jakob Nielsen, guru da usabilidade e defensor da simplicidade sobre o estilo. Ele se baseou nos resultados de uma pesquisa que a empresa Nielsen Norman faz anualmente para avaliar como as pessoas usam a Internet.

A pesquisa pede a cada entrevistado para completar tarefas simples, como reservar hotéis online ou procurar determinada informação. Na primeira vez que a pesquisa foi feita, há sete anos, 60% dos entrevistados não conseguiram realizar as tarefas. Hoje, 66% tiveram sucesso com as mesmas tarefas. Mas isso, segundo Nielsen, não se deve ao fato de os usuários terem se tornados especialistas no uso das ferramentas de busca.

Segundo ele, o que houve foi uma melhora nessas ferramentas de busca - usadas por 88% dos pesquisados para cumprir suas tarefas. Entre os pesquisados, 60% digitam apenas uma palavra para encontrar o que estão procurando - o que é equivalente a uma gota no oceano, já que o Google, por exemplo, indexa 4,2 trilhões de documentos.

Apenas 3% põem as palavras entre aspas, e 1% usam outras técnicas de busca avançadas para conseguir melhores resultados. Quando as respostas aparecem, poucas pessoas vão além dos primeiros links fornecidos. "Se não está na primeira página, é como se a resposta não existisse", afirmou Nielsen.

Enquanto as ferramentas gerais de busca melhoraram, aquelas nos websites individuais raramente tiveram um bom desempenho. A pesquisa mostrou que poucas pessoas as usam para encontrar informações escondidas no site, preferindo confiar nas ferramentas gerais.

Os sites estão melhorando a sua apresentação. Nielsen diz que muitos designers desistiram de sua obsessão por estilo em detrimento da substância, e estão tornando os sites mais fáceis de navegar. Nielsen elogia o fato de terem sido feitos avanços, já que desenhar um site não é tão fácil quanto parece.

O paradoxo que precisa ser resolvido, segundo ele, é tornar informações simples imediatamente disponíveis, ao mesmo tempo em que dados mais detalhados são tornados acessíveis para aqueles que querem mais.
 BBC Brasil

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home