EUA aprovam teste rápido de HIV pela saliva

A Food and Drug Administration (FDA), órgão norte-americano responsável pelo controle de alimentos e medicamentos, aprovou hoje um novo teste de aids realizado através de uma raspagem oral. O exame, chamado de "OraQuick Rapid HIV-1/2 Antibody Test", leva apenas 20 minutos para ficar pronto.

Este é o segundo teste rápido de HIV disponível nos Estados Unidos, mas o primeiro que dispensa o uso de sangue. Ele tem 99% de precisão.

O exame consiste em esfregar um dispositivo absorvente na gengiva externa. Ao ser misturado com uma solução adequada, se houver anticorpos do HIV na saliva, duas listras avermelhadas aparecerão em uma pequena abertura no frasco onde foi colocado o material. Os anticorpos são substâncias produzidas pelo organismo na presença de um invasor e são específicas o suficiente para se saber a que o corpo estava reagindo.

"Esse teste oral consiste numa outra importante opção às pessoas que temem os exames de sangue", disse o secretário de Saúde americano, Tommy Thompson, depois do anúncio da FDA.

De acordo com a agência de notícias EFE, o exame havia sido aprovado de forma preliminar no dia 7 de novembro de 2002 para a detecção de anticorpos do vírus HIV-1 no sangue. Em 19 de março, a FDA autorizou também o uso para detectar o HIV-2 (uma variante do HIV-1), que prevalece em partes da África e raramente é encontrado nos EUA.

Com a nova alternativa, os trabalhadores dos serviços de saúde terão de usar apenas um palito de algodão para recolher amostras de saliva na gengiva, que posteriormente será colocada num recipiente especial, reduzindo o risco de estarem expostos ao vírus através de uma picada acidental quando tomam amostras de sangue.

No entanto, o teste oral ainda não foi aprovado para os doadores de sangue.

Nos Estados Unidos, um quarto dos cerca de 900 mil infectados pelo HIV desconhecem que são portadores do vírus. No mundo, os cálculos são de que 40 milhões de pessoas sejam portadoras do vírus. Conforme a Coordenação Nacional de DST/aids no Brasil, não há previsão para a chegada do novo teste no país.
 Terra

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home