Celulares já funcionam como micros de bolso

BRUNO GARATTONI
da Folha de S.Paulo

As vendas de celulares com câmeras digitais em todo o mundo explodiu em 2003 --foram 82 milhões de unidades contra 18 milhões no ano anterior, segundo diz a empresa Strategy Analytics. A crescente sofisticação dos telefones traz consigo um benefício pouco conhecido --como têm processadores mais rápidos e mais memória, os celulares podem receber softwares instalados pelo usuário. Usando o seu computador pessoal, você pode pegar programas na internet e depois transferi-los para o celular.

Os softs geralmente são pagos, mas muitos deles podem ser testados gratuitamente. A experiência vale a pena: há programas que facilitam a publicação na internet de fotos tiradas com o celular, ajudam a proteger a privacidade das informações gravadas no telefone, acrescentam recursos úteis --games e dicionário multilíngüe, por exemplo-- e prometem funções avançadas, como a captação de vídeos transmitidos por um PC (para ver o que se passa na sua casa, por exemplo).

A instalação de programas no telefone é mais complicada do que no PC. O motivo é que existem vários sistemas operacionais para celular, e até telefones que usam sistemas idênticos nem sempre aceitam os mesmos programas. Os modelos mais modernos são os que aceitam mais softwares, mas também há opções para quem tem um telefone simples ou para quem se contenta com modificações triviais (mudar a campainha, por exemplo).  

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home