Computador fica seguro com antivírus atualizado e firewall

JOSÉ ANTONIO RAMALHO
especial para a Folha de S.Paulo

"Recebi alguns e-mails dizendo que enviei e-mail contendo vírus. Não enviei essas mensagens. Tenho antivírus e sempre está atualizado. Alguém está usando meu nome como remetente para enviar e-mail. Essas mensagens não saíram de meu computador. Outro dia, recebi um e-mail com meu endereço como destinatário e como remetente. Como é possível? Informei meu provedor e recebi a seguinte resposta: 'Trata-se de um vírus que envia mensagens em massa usando endereços variados. O endereço do remetente foi utilizado talvez porque esse endereço constasse em algum catálogo de endereço de um PC infectado.

O vírus envia como se tivesse partido dele, e o cliente recebe essa mensagem, pois um dos destinatários tinha antivírus no servidor e devolveu essa mensagem. Isso ocorre devido ao grande volume de PCs infectados conectados à internet. Pode ser também que o PC possa estar infectado. Para tirar essa dúvida, faça a verificação com um antivírus de qualidade e bem atualizado'." (Paul Ventura)

Resposta

As explicações e as recomendações feitas por seu provedor são absolutamente válidas. Use sempre antivírus e firewall e não responda a remetentes desconhecidos.

Não abra links para cartões virtuais de desconhecidos. Além disso, não há muito o que fazer, pois seu e-mail, pelos motivos citados, caiu em mãos de desconhecidos e ele será usado para mascarar o real remetente dos vírus ou spam.  

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home