Celular japonês conta com 900 programas

da Folha de S.Paulo

A NTT DoCoMo, maior operadora de telefonia móvel do Japão, oferece um serviço de download de programas para celular desde 2001. É o i-appli (www.nttdocomo.com/corebiz/imode/services/iappli.html), que, segundo a empresa, já tem quase 900 opções, das mais prosaicas (games do tipo Tamagotchi, em que o jogador deve pajear um bichinho virtual) às mais úteis --um visualizador de mapas que detecta automaticamente a localização do usuário, por exemplo.

Esse serviço não é do tipo 3G (terceira geração), ou seja, ainda não tira proveito da alta velocidade de transmissão de dados e da boa capacidade de processamento dos celulares mais modernos.

O serviço de terceira geração da operadora, que se chama Foma (foma.nttdocomo.co.jp/english/service/index.html), tem sua própria coleção de downloads. Ela é formada por jogos e inclui títulos sofisticados, como os RPGs (games de estratégia em que o usuário representa um papel) Dragon Quest e Final Fantasy, longos e complexos, e o jogo de tiro Gundam 3D, cujo diferencial são os gráficos tridimensionais. O uso é cobrado mensalmente e vai de US$ 3 a US$ 5.

Como atingem 384 Kbps de velocidade de transmissão de dados (aproximadamente seis vezes a conseguida com um PC ligado a uma linha telefônica fixa e um modem comum), os telefones Foma são altamente indicados para uso com laptops e micros de mão. Para ajudar nessa tarefa, a NTT DoCoMo criou o programa Packet Bytes Counter (foma.nttdocomo.co.jp/english/support/down.html), que é compatível com o Windows e mede o tráfego gerado, ajudando o usuário a controlar sua conta telefônica.

Programação

De olho na evolução dos celulares, o grupo europeu News Corporation criou a primeira novela especialmente produzida para telefones móveis.

Batizada de "Hotel Franklin", a produção terá episódios com duração de um minuto e será transmitida para celulares de terceira geração (3G).

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home