Internautas adoram odiar Microsoft e Bill Gates

da France Presse, em Nova York

A Microsoft, que foi punida nesta quarta-feira pela Comissão Européia com uma multa recorde de € 497 milhões por prática de monopólio, provoca antipatias proporcionais a seu imenso poder econômico, um sentimento com freqüência focado em Bill Gates, o fundador da empresa.

Em uma busca na internet, a associação das palavras "Gates" e "hate" (ódio) é um bom meio para medir o que os internautas pensam de William H. Gates, 48 anos, 29 deles empregados na construção de um império dos programas de computação.

"Eu detesto o Bill Gates e a Microsoft, de verdade", declara Vladimir no fórum netalive.org, antes de contar os problemas que encontrou ao tentar mudar seu PC de Windows 98 para XP.

Em outra página, um tal "dr. Chad" fez uma fotomontagem de Bill Gates usando roupas íntimas e disposto a vender seus encantos. A página confessa seu objetivo: "debochar totalmente do Mr. Monopólio".

Depois evoca a briga já antiga do Netscape, o programa de navegação que compete com o Explorer. "Integrando deliberadamente o Explorer no Windows, a Microsoft garante para si injustas vantagens sobre as outras empresas", afirma o webmaster.

Desde 1998, quando a justiça americana decidiu combater a hegemonia da Microsoft no setor de software, surgiram inúmeros sites na internet, nos quais Bill Gates é caricaturizado das mais diversas maneiras, principalmente por seu visual de nerd.

O site billgatesisdead.com (Bill Gates está morto) afirma ter links para todas as páginas criadas pelos detratores do fundador da Microsoft e propõe que as pessoas comprem produtos da concorrência, numa ilustração que mostra um "tapete de mouses" sobre o qual o pingüim da Linux exibe um fuzil com mira telescópica.

Segundo os analistas, ativistas pró-Linux --o sistema operacional de código aberto que compete com o Windows-- se escondem atrás das sátiras mais ácidas contra a Microsoft. Alguns vêem inclusive pistas desses ativistas nos vírus que periodicamente atacam o grupo, como aconteceu recentemente com o Mydoom.

Determinar as motivações de quem desafia a Microsoft e Bill Gates é quase impossível. "É como o amor, depende da psique de cada um", explica Henry Hu, professor de direito empresarial e mercados de ações da Universidade do Texas.

Bill Gates, presidente do conselho de administração da Microsoft, autoproclamado "grande arquiteto de programas informáticos", é o homem mais rico do planeta, com uma fortuna avaliada em US$ 46,6 bilhões de dólares, segundo o último ranking das maiores fortunas do mundo, publicado pela revista americana Forbes.


 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home