Chile lança projeto ambicioso para acesso em massa
 


O governo chileno lançou hoje um ambicioso programa para massificar o acesso à Internet e o uso de tecnologias da informação, a fim de incrementar a produtividade e a competitividade no país. O plano "Agenda Digital" estabelece prazos de dois e oito anos para que o Chile equipare seus níveis tecnológicos aos avanços nos países desenvolvidos e se posicione na vanguarda na América Latina.

As medidas anunciadas representam um marco na forma de entender o desenvolvimento do Chile, disse o presidente Ricardo Lagos, na cerimônia de lançamento do plano de ação, no Palácio de La Moneda, sede da Presidência.

Lagos explicou que a massificação do uso das tecnologias tornará possível ao país aumentar sua competitividade e diminuir seus níveis de desigualdade social, que o mantêm com uma das distribuições de renda mais desequilibradas entre os países emergentes.

O programa, de 34 medidas, busca promover a universalização do acesso à Internet, a capacitação em informática, a massificação de trâmites eletrônicos, o desenvolvimento do comércio em rede e um marco regulatório adequado para o uso das novas tecnologias.

Para massificar o acesso à Internet, o plano propõe a ampliação da rede de centros informáticos e a conexão dos lares, através da coordenação com empresas privadas, para conseguir ofertas atraentes de conectividade e redução de custos. O plano inclui, ainda, sistemas de Internet em alta velocidade para 80% das escolas e 100% das universidades em 2006.

A meta para os próximos dois anos será que pelo menos um milhão de pessoas façam cursos de formação em tecnologias digitais e que um número similar empregue sua capacitação no manejo destas técnicas. Os procedimentos eletrônicos se massificarão em todos os poderes do Estado, com a meta de chegar a 300 trâmites oficiais em 2006.

Além disso, serão promovidos a conectividade e o uso avançado da Internet para as grandes, médias e pequenas empresas, a fim de que realizem procedimentos e desenvolvam o comércio eletrônico.

Antes do lançamento da "Agenda Digital", o Chile já apresentava notáveis avanços no uso das novas tecnologias. No ano passado, quase 70% das empresas chilenas e trabalhadores independentes declararam seus impostos pela rede, através de um site que o governo habilitou. Além disso, segundo dados oficiais, um percentual similar de companhias chilenas fez em 2003 as declarações de impostos sobre o consumo e retenções deduzidas dos salários de seus funcionários por meio da Internet.

Na Argentina, ao contrário, apenas 15% dos impostos são declarados e pagos online, e nos Estados Unidos, no ano passado, só 40% das declarações anuais de imposto de renda foram transmitidas pela Internet.

A banda larga tem ampla penetração no Chile, com 37% dos lares equipados com serviços de Internet em alta velocidade, o que representa a maior proporção da América Latina, segundo dados da empresa IDC, especializada em pesquisa do mercado tecnológico.

AFP

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home