Telemar começa bloquear ligações para tele-sexo


SÃO PAULO - A Telemar vai bloquear as chamadas feitas a partir de telefones fixos para tele-sexo e outros serviços do gênero nos 16 estados onde atua no país.

A rede da operadora começou a ser adaptada nesta quinta-feira, dia 18, e ainda não há previsão sobre quando a Telemar estará conseguindo bloquear todas as ligações do tipo que forem feitas por seus usuários - a lista de chamadas proibidas inclui serviços como Papo Legal, Disque Amizade e Alô Galera e outros de mesmo formato, que atendem em telefones celulares.

Segundo a Telemar, a idéia de bloquear estas ligações atende à determinação, de 16 de dezembro de 2003, do juiz Aroldo José Washington (4ª Vara Cível Federal, 1ª Subseção Judiciária de São Paulo), que proibiu a exploração comercial destes serviços. Pela decisão, as operadoras não podem mais cobrar por serviços de valor adicionado, seja por tempo utilizado (por exemplo, 4 reais por minuto) ou por pulso (como é o caso do Disque Amizade). Também foram vetados os serviços de tele-sexo e outros que atentem contra a moral da sociedade e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

A Anatel determinou que todas as operadoras do país devem respeitar o bloqueio destas ligações para números que parecem de telefone fixo mas, na verdade, são atendidos em celulares. "Além de prejuízos ao consumidor, este serviço causa danos às operadoras fixas pela criação de um sorvedouro de tráfego que transfere, de forma artificial, recursos das operadoras fixas para as móveis, criando uma situação de subsídio", explica a Telemar.

Renata Mesquita, do Plantão INFO

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home