Formigas sabem bem como resolver problemas de trânsito

The New York Times
Kenneth Chang


Há indícios empíricos disponíveis em cada hora do rush. Os motoristas não lidam muito bem com gargalos no trânsito. Uma simples bifurcação na estrada pode muitas vezes paralisar o fluxo de veículos.

Mas isso não é problema para as formigas. Pesquisas conduzidas por cientistas da França, Bélgica e Alemanha demonstram que, quando saem à caça de alimentos, os insetos mantêm um fluxo ordenado de tráfego mesmo quando existe a possibilidade de um congestionamento.

Os pesquisadores usaram formigas pretas de jardim, instalando um ninho conectado a uma fonte de alimentos por uma via elevada de acesso. Em determinado ponto, a via se divide em dois ramos, que voltam a se integrar pouco antes de chegar ao ponto em que o alimento está armazenado. Em diversas experiências, os pesquisadores trabalharam com larguras variáveis para os ramos da pista de acesso.

As formigas chegam à comida seguindo os feromônios deixados pelas primeiras formigas a localizá-la, de modo que tendem a viajar de maneira muito eficiente, seguindo um único percurso na ida e na volta.

Quando os pesquisadores criavam ramos relativamente largos para a pista de acesso separada, as formigas viajavam por apenas um deles. Mas se os pesquisadores criassem ramos estreitos, para gerar congestionamento, muitas formigas se moviam para o percurso alternativo, de maneira a manter um fluxo suave e eficiente de trânsito.

Os pesquisadores, que descreveram suas experiências em artigo publicado pela revista científica "Nature", observaram que as formigas que acabavam de entrar no primeiro ramo da pista muitas vezes colidiam com as formigas fazendo o caminho de volta, e eram empurradas para o segundo ramo.

Embora raramente ocorressem empurrões nos ramos mais largos, nos estreitos eles eram ocorrência regular. Na verdade, afirmam os cientistas, depois de criar um modelo matemático para o fluxo de trânsito, os empurrões, designados pelos pesquisadores como "interações inibitórias", são essenciais para a manutenção de um fluxo de trânsito otimizado.

Motoristas humanos, por favor prestem atenção: imitar esse comportamento em trânsito pesado pode ser perigoso para sua saúde.


Tradução: Paulo Migliacci

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home