Descubra o poder da natureza através do Xamanismo

O Xamanismo é uma técnica arcaica de êxtase e tem como ideal conhecer todas as forças da Natureza para usá-las em benefício das pessoas. A palavra xamã origina-se de saman (siberiano) e significa "conhecer". Em tupi, o equivalente seria "pajé".

A origem do Xamanismo está na Europa da Idade da Pedra, entre 30.000 e 20.000 anos atrás. Estes dados só foram possíveis de serem analisados através das pinturas em cavernas encontradas na França e na Espanha.

As pinturas representam animais como cervos, bisões e cavalos, simbolizando o pedido de proteção para a caça, ou seja, um pacto com o espirito destes animais. O xamã é uma figura tribal que exerce várias atividades: sacerdote, curandeiro, conhecedor de plantas (para a obtenção de cura para todos os males), músico e poeta. Ele também é o zelador dos mitos e histórias que foram passadas a ele através dos seus antepassados.


Um xamã é a ponte (para os espíritas ele seria uma espécie de médium) entre o mundo divino e o mundo terreno. Ao entrar em transe por meio de rituais, músicas rítmicas e ingerindo substâncias alucinógenas, seu espirito consegue "voar" à outros mundos, com a assistência de um guardião, para encontrar-se com diferentes espíritos, que podem ser bons (alguns celestiais que encorajam o xamã) ou maus (que devem ser combatidos e habitariam o mundo subterrâneo).

Um fato que intriga os pesquisadores é que a pratica xamânica é idêntica entre os povos da Sibéria, Amazônia e Austrália. Em todos estes lugares, ocorre o transe, onde o xamã faz o "vôo mágico", desprendendo seu corpo espiritual para viajar a outros planos. Também é similar a associação com os espíritos que podem ser ancestrais ou animais selvagens.

Descubra as características dos grupos xamânicos

Monica Buonfiglio


 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home