Sexo oral pode aumentar risco de câncer de boca
 


Os resultados de uma pesquisa realizada por cientistas de Maryland, nos Estados Unidos, e de Lyon, na França, indicam que o sexo oral pode aumentar os riscos de desenvolver tumores de boca. De acordo com uma reportagem da revista New Scientist, os pesquisadores provaram que o vírus humano do papiloma pode causar tumores de boca, e o sexo oral seria uma das formas de transmitir o vírus.

O risco de a prática vir a causar a doença é considerado muito pequeno, e por isso os cientistas não recomendam mudanças na vida sexual. Cerca de uma pessoa a cada 10 mil desenvolve tumores orais a cada ano, e a maioria dos casos são causados provavelmente pelos hábitos de fumar e beber.

O vírus humano do papiloma (HPV), sexualmente transmissível e extremamente comum, é conhecido por causar câncer cervical. Diversos estudos pequenos sugeriram que ele pode também causar outros tipos de tumores, inclusive orais e anais, mas grande parte da comunidade científica permanecia cética.

A pesquisa, da University School of Medicine in Baltimore e do International Agency for Research on Cancer em Lyon, comparou 1670 pacientes que tiveram câncer de boca com 1732 voluntários saudáveis. Os participantes eram provenientes da Europa, Canadá, Austrália, Cuba e Sudão. HPV16, comum em casos de câncer cervical, também foi encontrado na maioria dos portadores de tumores orais, e com maior freqüência entre aqueles que disseram praticar sexo oral.
 Terra

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home