Comitê francês é contra transplante de face
 


O Comitê Consultivo Nacional de Ética (CCNE) francês se declarou hoje contrário aos transplantes de rosto, no estado atual dos conhecimentos, que ainda demandam pesquisas suplementares para avaliar os riscos.

"Os transplantes faciais não devem ser praticados, enquanto não forem realizadas pesquisas mais completas sobre os próprios procedimentos e enquanto não se dispuser de elementos que permitam apreciar de forma precisa os riscos que acompanham este tipo de enxerto", divulgou o CCNE.

Um enxerto de tecido composto do rosto inteiro "não tem muito sentido atualmente e no mais a questão não se cogita nem médica nem tecnicamente", segundo o CCNE.

Quanto ao enxerto parcial reconstituinte, por exemplo, do triângulo boca-nariz, "ainda está no campo da pesquisa e da experimentação de alto risco" e não deve "ser apresentado como uma solução próxima acessível e ideal para os dolorosos problemas das alterações do rosto", continuou o Comitê.

Mesmo na hipótese de que "surgisse a possibilidade de tal transplante, a própria idéia do consentimento informado do paciente é ilusória", considerou o CCNE, reforçando que "o fracasso pode ser um agravante da situação" do paciente.

Várias equipes de cirurgiões concebem seriamente fazer este tipo de intervenção, considerando que hoje é tecnicamente possível, para dar o rosto de outra pessoa a pacientes gravemente desfigurados.
 AFP

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home