Livre-se de parasitas instalados na máquina

da Reuters

Se existe um lugar especial no inferno para operadores de telemarketing, disseminadores de spam --e-mails comerciais indesejados-- e criadores de vírus digitais, também deve haver uma suíte reservada para os criadores de spyware. Spyware é um termo que designa programas que espionam secretamente os hábitos de navegação do usuário, podendo violar sua privacidade on-line.

Freqüentemente, os spywares usam como veículo programas aparentemente úteis, como os oferecidos gratuitamente para ajustar o relógio do seu PC.

Ter ou não problemas com spyware geralmente depende da atitude que você adota quando visita um site e aparece um "Aviso de Segurança" perguntando se você quer instalar um programa.

Para os não iniciados, pode parecer que o programa seja necessário para visualização apropriada de uma página na internet.

Isso é apenas um gancho para levar você a clicar no botão Sim. Somente se você ler as letras minúsculas do acordo de licenciamento, você perceberá que, clicando no botão Sim, permitirá que a empresa que produziu o spyware assuma controle parcial do seu computador. Tecnicamente, isso é legal.

Os programas do tipo spyware fazem suas presas entre quem não sabe muito sobre computadores e é, na melhor das circunstâncias, enganado pelas letrinhas pequenas. Mas o que fazer quando aparece um "Aviso de Segurança"?

A resposta é: sempre escolha a opção Não. Nunca clique no botão Sim, a menos que realmente esteja querendo fazer a instalação.

Se você quer descobrir se tem um spyware instalado em seu sistema, há sites com testes gratuitos. Atenção: a remoção de spywares pode interferir com alguns programas legítimos, como o KaZaA. Por isso, faça um back-up (cópia de segurança) dos arquivos do micro antes de permitir que os sites abaixo tentem remover espiões do PC.

O site PCPitStop.com, que avalia o desempenho do seu micro e oferece conselhos de graça para se livrar de arquivos indesejados, é conservador. Em testes, ele identificou três spywares. O WebRoot.com, que vende o programa Spy Sweeper (US$ 29,95, 3,5 Mbytes), encontrou 11 spywares em um mesmo PC. O PestPatrol.com (US$ 39,95, 6,4 Mbytes) disse ter encontrado dois spywares, 12 adwares (que exibem anúncios no micro) e dois parasitas que tinham assumido o controle do navegador.

Tradução de Angela Caracik

   

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home