Pesquisadores criam esquema simples de combate a spam


Philip Ball
The New York Times

Um esquema simples e de fácil implementação para combate de e-mails indesejados foi concebido por dois pesquisadores nos Estados Unidos.

A técnica explora a estrutura das redes sociais para determinar rapidamente se uma certa mensagem vem de um amigo ou é um "spam" (e-mail indesejado). O método só funciona em cerca da metade das mensagens recebidas -mas em todos os casos, ela separa a mensagem na categoria certa.

O sistema evita muitos dos problemas encontrados na maioria dos filtros de spam disponíveis. Ele é simples, rápido e parece nunca rejeitar mensagens legítimas sob a falsa impressão de serem spam.

P. Oscar Boykin e Vwani Roychowdhury, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, que conceberam o sistema, disseram que o método deles deve provar ser altamente eficiente quando somado a métodos de filtragem mais sofisticados, porém mais desajeitados. Tal combinação deve ser capaz de selecionar apropriadamente todas as mensagens que chegam.

"Ela parece ser uma idéia razoável", disse Mark Newman, especialista em redes da Universidade de Michigan. "É claramente baseada em coisas que sabemos, como a estrutura social das redes de e-mail."

A guerra contra o spam nunca pareceu mais desoladora -cerca de 60% de todos os e-mails são spam. Em janeiro no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, Bill Gates, o presidente da Microsoft, previu que o spam será em breve uma coisa do passado, graças a programas que estão sendo desenvolvidos em sua empresa. Mas os usuários de computador sitiados provavelmente só acreditarão quando verem.

Boykin e Roychowdhury decidiram tratar o problema tirando proveito do fato da maioria dos e-mails das pessoas vir de uma rede social limitada, e estas redes tendem a ser reunidas em grupos nos quais todos conhecem uns aos outros. Se Alice conhece e envia e-mails para Bob e Chris, por exemplo, então há uma possibilidade muito grande de Bob e Chris se conhecerem e enviarem e-mails um para outro do que se não tivessem uma amiga em comum. Os e-mails que partem de uma fonte de spam não compartilham esta propriedade de agrupamento -a grande maioria dos recebedores não conhecem uns aos outros.

O método volta eficazmente a arma dos autores de spam contra eles próprios. O próprio fato de poderem enviar tantas mensagens garante um baixo grau de agrupamento, que é aquilo que os denuncia.

Os grupos de e-mail podem ser mapeados inspecionando os campos "de", "para" e "cc" na caixa de entrada do usuário. Um sistema automatizado pode rapidamente formar uma lista de autores de spam, assim como uma lista de remetentes aprovados.

Boykin e Roychowdhury descobriram que quantificando o agrupamento de e-mails enviados eles podiam eliminar cerca de 54% do spam. Os e-mails acima de um certo "limite de agrupamento" são sempre amigáveis, e aqueles abaixo de um limite inferior são sempre spam. As mensagens que ficam entre estes dois limites são "desconhecidas" -o sistema não sabe ao certo como classificá-las. Geralmente, disseram os pesquisadores, isto se aplica a cerca de 50% das mensagens recebidas.

A metade restante dos e-mails pode então ser filtrada de forma mais sofisticada. Mas nesta altura a escala do problema já foi reduzida pela metade.


Tradução: George El Khouri Andolfato

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home