Crackers roubaram R$ 100 mi via scam em 2003

SÃO PAULO - Os phishing scams renderam algo em torno de 100 milhões de reais para os crackers brasileiros no ano passado. A estimativa é do IPDI (Instituto de Peritos em Tecnologias Digitais e Telecomunicações), que cuida da perícia forense do mundo digital e trabalha em parceria com as polícias e os ministérios públicos federal e estaduais.

Pelas estimativas do IPDI, também, mais de 100 mil correntistas brasileiros caíram em golpes de falsos recadastramentos, falsos sorteios e falsas novas exigências dos bancos no ano de 2003. O Instituto afirma que este tipo de fraude aumentou muito de dezembro de 2002 para cá. "É importante frisar que os bancos online são seguros e podem ser usados, por meio de seus endereços oficiais na web. Os golpistas se aproveitam mesmo é do elo mais fraco - que somos nós, usuários. Eles aproveitam a falta de atenção e a ingenuidade do usuário, que não repara que o e-mail falso é cheio de erros de português e que não existem vantagens gratuitas, como ser sorteado para uma viagem do nada, sem ter participado de uma promoção", conta Ricardo Theil, presidente do IPDI.

Segundo Theil, a maioria dos scammers ainda prefere efetuar transferências de pequeno valor (em média, 300 a 400 reais por operação) nas contas das vítimas para não levantar suspeitas dos bancos - mas existem casos isolados em que as vítimas chegaram a perder quatro mil e 10 mil reais para os golpistas virtuais. Em boa parte dos casos, diz, os bancos têm ressarcido o prejuízo de seus clientes.

O especialista em segurança entrega também que atualmente os keyloggers (programas que captam tudo o que é digitado pelo usuário no teclado do computador) usados pelos crackers estão muito mais sofisticados, a ponto de só serem acionados quando a vítima entra no internet banking - para o golpista não ficar perdendo tempo com informações que não têm nenhuma importância para ele. A dica de segurança aqui é a mesma de sempre: não baixe programas de procedência duvidosa e não abra anexos de e-mails só porque (aparentemente) foi uma pessoa que você conhece que mandou a mensagem.

Renata Mesquita, do Plantão INFO

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home