Novo programa estuda os logs de computador


Gregory T. Huang
Technology Review


Atualmente, tanto em universidades quanto empresas, tudo, desde impressoras quebradas a falhas em transações pela Internet geram mensagens de erro no computador. E apesar dos técnicos estudarem minuciosamente montes de "logs" (registros de erros) de status do sistema, arquivos de texto que documentam o que está acontecendo na rede, todo mundo perde tempo precioso tentando acessar servidores de arquivos, links de Internet e e-mails desativados.

Agora, está surgindo uma nova ferramenta para romper o congestionamento dos logs (logjam). Os pesquisadores da Cisco Systems, baseada em San Jose, Califórnia, e da IBM Research em Yorktown Heights, Nova York, desenvolveram um programa que estuda os logs, os converte em um formato padrão e extrai automaticamente informação importante.

A chave está em algoritmos de aprendizado de máquina que permitem aos administradores de sistema ensinarem novos truques para os computadores. Se um log declara que, digamos, um servidor está fora do ar, o administrador do sistema sinaliza "fora do ar" como palavra-chave e instrui o programa a procurar pelo nome do servidor, hora da falha e qualquer efeito cascata na rede. O programa poderá então aplicar esta instrução às novas mensagens, reduzindo a necessidade de intervenção humana.

"Este é um passo importante para automatização das redes", disse Cynthia Hood, uma cientista da computação e especialista em administração de redes do Instituto de Tecnologia de Illinois. "Todos sabem quanto dinheiro é gasto na configuração das redes e na manutenção delas em funcionamento!"

Grandes empresas como Toshiba, Hewlett-Packard e Computer Associates estão no momento avaliando a tecnologia. Isto significa que em breve as redes de computadores poderão encontrar menos interrupções, assim como por períodos mais curtos. Resumindo, disse Alan Ganek, vice-presidente da iniciativa de computação autônoma da IBM, a rápida identificação dos problemas, até mesmo antes que ocorram, permitirá aos usuários "se concentrarem em seus negócios e não em sua infra-estrutura".



Tradução: George El Khouri Andolfato

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home