Georgia quer banir a palavra "evolução" em escolas
 


A superintendência escolar do estado norte-americano da Georgia propôs a substituição da palavra "evolução" por "mudanças biológicas ao longo do tempo".

A mudança inclui mais de 800 páginas de revisão de rascunhos do currículo que foram postadas pelo Departamento de Educação em seu site. As mudanças devem ser votadas em maio.

A superintendente Kathy Cox disse que o conceito de evolução continuará sendo ensinado com a proposta, mas a palavra não seria mais utilizada. A proposta não obriga as escolas a comprarem livros didáticos novos que omitem a palavra e os professores não seriam impedidos de usá-la.

Cox se refere a evolução como "palavra-chave" e disse que o banimento foi proposto, em parte, para aliviar a pressão sobre professores em áreas conservadoras, onde os pais se opõe ao ensino da teoria evolutiva.

"Se os professores do estado, os pais do estado dizem "isso não é o que queremos", então vamos mudar", disse Cox, uma republicana eleita em 2002.

Educadores e legisladores criticaram a proposta, dizendo que os professores de ciência entendem as teorias por trás da evolução e como ensiná-las.

"Aqui estamos, dizendo que devemos melhorar os padrões e a educação, e estamos apenas jogando um osso para os conservadores com total indiferença ao que dizem os cientistas", disse o representante Bob Holmes, um democrata.

Conservadores que preferem que a versão religiosa para a criação seja ensinada no lugar da teoria da evolução também criticaram a proposta. "Se estamos ensinando um conceito sem a palavra, de adianta?", disse o republicano Bobby Franklin. "É burrice. É como ensinar a lei da gravidade sem usar a palavra gravidade".
 CNN

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home