Intel lança chip mais potente para computadores
 


A Intel renovou neste fim de semana sua linha de microprocessadores para computadores pessoais com um novo chip Pentium 4 projetado para executar mais rapidamente softwares de entretenimento que exigem muito poder de processamento. O novo chip da Intel, apelidado de Prescott, contém mais do que o dobro dos transistores em uma área menor do que os processadores anteriores.

No entanto, a vantagem de velocidade do Prescott se tornará evidente apenas em versões mais rápidas do chip que deverão ser lançadas no fim deste ano, segundo a Intel. A maior fabricante de chips do mundo informou também que cortará os atuais preços de processadores entre 16 e 33 por cento, seguindo política de redução após o lançamento de novos produtos.

A maioria dos fabricantes de PCs, incluindo a Dell e a Hewlett-Packard, terão computadores com o chip Prescott à venda já nesta segunda-feira. Bill Siu, vice-presidente do grupo de plataformas de desktop da Intel, disse que a o chip Prescott foi projetado para ser usado em um novo tipo de computador que a Intel chama de Entertainment PC (computador pessoal de entretenimento), que se conecta diretamente com televisores e é capaz de transmitir vídeo e áudio a diferentes dispositivos em uma residência.

No final do ano, a Intel vai aliar o Prescott a um conjunto de chips que permitirá ao conjunto ter recursos de comunicação sem fio e áudio estéreo. O Prescott será inicialmente vendido com velocidades de até 3,4 gigahertz. No fim deste ano haverá versões de até 4 gigahertz.

Alguns analistas que acompanham as tecnologias de microprocessadores acreditam que o Prescott possa conter ferramentas escondidas, incluindo capacidade de 64 bits, que pode ser ativada se os consumidores mostrarem interesse na tecnologia. A Intel não comentou a possibilidade do chip conter ferramentas escondidas.

Dar a seus chips para computadores de mesa capacidade de 64 bits pode ser uma admissão tácita de que a Intel está seguindo a liderança da AMD, sua maior rival, no segmento. A AMD começou a vender no mês passado um chip para computadores de mesa que tem capacidades de 32 e 64 bits. Se a Intel seguir a tendência, a AMD pode ter uma vantagem competitiva, afirmou o analista de tecnologia Nathan Brookwood, da Insight 64. "Uma vez que a AMD começou antes (com os chips de 64 bits), eles têm uma ligeira liderança", afirmou Brookwood.
 Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home