Praga invade PC e conserta estrago causado pelo vírus MyDoom

da Folha Online

Uma nova praga virtual detectada ontem na web invade o PC dos internautas para consertar a confusão feita pelo vírus MyDoom, que surgiu no final de janeiro e em poucas horas se tornou o mais difundido da história da rede.

O vírus Nachi.B é a segunda variante do Nachi, que surgiu em agosto do ano passado com um propósito semelhante --na época, ele tentava desinfectar computadores atacados pelo vírus Blaster. Mas em seguida, segundo a empresa de segurança britânica Sophos, a praga causou sérios danos a computadores corporativos em todo o mundo.

A nova variante do Nachi tenta consertar computadores atacados pelo MyDoom.A e pelo MyDoom.B. O vírus também faz o download de correções da Microsoft para computadores desprotegidos.

Como o original, o novo Nachi tira proveito da mesma falha de segurança do Windows utilizada pelo vírus Blaster no ano passado para localizar computadores com brechas de segurança.

Quando encontra uma máquina desprotegida, o Nachi.B infecta o computador sem que o usuário perceba e, em seguida, trata de localizar e remover traços de infecção do vírus MyDoom, além de instalar correções da Microsoft.

"O criador desse vírus deve se achar um Robin Hood do nosso tempo, mas não existe essa coisa de vírus do bem", diz Graham Cluley, consultor de tecnologia da Sophos. "O Nachi.B infecta computadores inocentes sem permissão, rouba espaço de banda, tempo de CPU e espaço do disco rígido, como também desconfigura o PC."

O especialista afirma que um vírus como esse pode facilmente ficar fora de controle e causar danos inesperados. Ele recomenda que os usuários mantenham seus sistemas e programas antivírus sempre atualizados.

Leia mais

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home