"Visão da mente" pode explicar o sexto sentido

A intuição pode realmente existir, segundo um estudo feito pelo psicólogo canadense Ronald Rensink. Segundo ele, algumas pessoas são capazes de perceber que uma cena mudou mesmo sem conseguir identificar exatamente qual foi a mudança. A pesquisa foi realizada na Universidade da Columbia Britânica, no Canadá.

Em sua pesquisa, Rensink mostrou a 40 pessoas uma série de fotos em uma tela de computador. Enquanto algumas vezes as imagens se mantinham inalteradas, em outras havia leves mudanças de uma para outra. Quando as imagens eram diferentes, cerca de um terço das pessoas disseram que sentiram que a imagem havia mudado antes de poderem identificar qual era a mudança. Quando as imagens era idênticas, as mesmas pessoas garantiam que nada havia sido alterado.

Apesar dos resultados, o próprio Rensink afirma que nem todo mundo é capaz de "sentir" as mudanças. Além disso, existe a possibilidade de as pessoas testadas estarem simplesmente "chutando". No entanto, ele acredita que quem não consegue notar as mudanças normalmente privilegia as informações racionais, enquanto que quem possui essa sensibilidade fica mais confortável em confiar nos próprios instintos.

O pesquisador acredita que o fato de nossa visão poder dizer que existem mudanças antes mesmo de poder apontar essas diferenças explica parte da crença na existência do chamado "sexto sentido". Embora não possa explicar os processos físicos dessa intuição, ele acredita que pode ser possível comprovar sua existência através de exames no cérebro.

A intuição, que Rensink chama de "visão da mente", não é apenas algo que acontece antes da percepção visual normal, uma vez que os dois processos acontecem quase ao mesmo tempo. Ele afirma também que isso pode ser um sistema de alerta, como quando alguém entra no quarto e sente que algo está diferente, mas não sabe dizer o quê. A mesma coisa pode acontecer com os outros sentidos, explica. O equivalente na audição pode acontecer, por exemplo, quando sabemos que alguém está atrás de nós.

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home