Desfile de moda on-line acelera ritmo das inovações

CAROL GARCIA
Especial para a Folha de S.Paulo

Até o princípio do século 19, a moda propunha um ritmo lento de alterações no guarda-roupa, permitindo que cada tendência durasse, no mínimo, uma década, como demonstra o Moda Almanaque (www.modaalmanaque.com.br), endereço certo para quem deseja descobrir detalhes da moda de diversas épocas.

Na era da internet, porém, as informações voam, estilos e modelos supostamente originais são rapidamente copiados, o gosto do público é moldado e rearrumado num brandir de agulhas.

Tudo começou com Yves Saint Laurent. Não foi com a criação do primeiro smoking feminino que o estilista escandalizou os integrantes da Chambre Syndicale de la Haute Couture (entidade sindical ligada à alta-costura francesa). Bem antes de aposentar as tesouras, Saint Laurent (www.ysl.com) causou polêmica permitindo, pela primeira vez, a transmissão de um desfile em tempo real. Em 10 de julho de 1996, pontualmente às 11 horas da manhã, os modelos de sua coleção inverno 97 foram apresentados no Fashion Live (www.fashionlive.com). A cobertura on-line prévia incluiu entrevistas com a musa do estilista, Catherine Deneuve --o site histórico, hoje fora do ar, era o www.fashionlive.worldmedia.fr/YSL.

Pouco depois, o austríaco Helmut Lang (www.helmutlang.com) optou por realizar seu desfile exclusivamente via internet e cancelou a passarela tradicional.

A atitude gera polêmica, que é assim resumida por Ana Paula Celso de Miranda, coordenadora da "RecModa" (www.recmoda.com.br), revista virtual do Núcleo de Negócios da Moda da Faculdade Boa Viagem, em Recife: "Se os criadores de elite apresentam novos valores numa velocidade antes impensada, também sofrem por fornecer agilidade à indústria da cópia, que reproduz os modelos antes mesmo de eles serem distribuídos aos pontos de venda da grife que os concebeu. A democratização da informação acaba por diluir a surpresa".

Carol Garcia é editora-chefe do site Moda Brasil (www.modabrasil.com.br) e coordenadora da pós-graduação em jornalismo de moda e estilo de vida da Universidade Anhembi Morumbi.


 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home