Scanner robotizado dará impulso à pesquisas biológicas

Dan Krotz
Science Beat


Scanners de filme geralmente não viram manchete. Mas um scanner que digitaliza automaticamente 750 imagens de microscopia sem recarga pode virar.

O robô de escaneamento foi desenvolvido por uma equipe de engenheiros e biofísicos do Laboratório Berkeley para acompanhar a enxurrada de imagens de alta resolução produzidas pela pesquisa com a microscopia eletrônica atual. Uma análise da estrutura molecular de uma membrana celular, por exemplo, pode gerar centenas de imagens, sendo que cada uma precisa ser digitalizada em um banco de dados antes que possa ser analisada.

Infelizmente, atualmente a única forma de carregar filme de microscopia em um scanner é à mão, uma abordagem lenta na qual uma imagem leva cerca de dez minutos para ser escaneada. Uma pessoa leva 120 horas -ou quinze dias de trabalho em tempo integral- para escanear 750 imagens.

"Carregar filme manualmente no scanner é um trabalho muito cansativo", disse Robert Nordmeyer, da Divisão de Engenharia do Laboratório Berkeley, que se associou com Robert Glaeser, da Divisão de Ciências da Vida, para inventar o sistema.

Como explicou Nordmeyer, mesmo o scanner comercial mais rápido leva seis minutos para digitalizar os dados de uma imagem de microscopia de alta resolução. Isto significa que a pessoa encarregada de carregar e descarregar o scanner enfrenta uma mistura tediosa de trabalho repetitivo e espera: carregar, esperar, descarregar, recarregar, esperar.

"Mas nós podemos carregar o scanner automático com filme e deixá-lo operando dia e noite, mesmo no fim de semana", disse Nordmeyer. "Isto elimina a necessidade de uma pessoa dedicada em tempo integral ao escaneamento."

Glaeser, um biofísico que usa microscopia eletrônica para explorar a bioquímica das proteínas encontradas nas membranas celulares, acrescentou que "o instrumento promete tornar projetos de alta resolução, que anteriormente ninguém tentaria, em parte rápida e rotineira da criomicroscopia eletrônica".

O robô de escaneamento se assemelha a uma linha de produção em massa em miniatura. Um braço com ventosas de sucção pega a imagem de cima de uma pilha com 750 filmes de microscopia. Ele coloca o filme em uma bandeja sob medida que segura o filme em um plano reto sem criar ondulações ópticas. A bandeja é inserida no scanner. Assim que o escaneamento é concluído, o filme é retirado e o braço motorizado o transporta para a pilha "concluída". O sistema, que opera com um software Visual Basic, é projetado para trabalhar com um scanner Nikon Super Coolscan 8000 ED.

Nordmeyer também explicou o motivo de câmeras digitais ainda não terem substituído os scanners quando se trata de digitalização de imagens de microscopia. Apesar de capturarem imagens rapidamente, a baixa performance do cintilador faz com que as câmeras digitais forneçam menos de 4 mil x 4 mil pixels em câmeras de ponta. Mas um scanner pode digitalizar fotos em 10 mil x 13 mil pixels. Para cobrir a mesma área na mesma resolução, uma câmera digital precisaria fotografar cerca de 30 imagens.

"Para obter a mesma resolução que um scanner, nós precisaríamos tirar um mosaico de quadrados para formar uma única imagem, e isto leva tempo", disse Nordmeyer.

Além disso, quando uma amostra de microscopia é iluminada, digamos por um raio eletrônico da câmera digital, a amostra é parcialmente deteriorada e informação valiosa se perde. E em um trabalho de alta resolução como microscopia eletrônica, perder alguns pixels pode significar a perda de informações científicas potencialmente recompensadoras.

"Há muita informação em uma imagem de microscopia, e você não quer perder nada", disse Nordmeyer.

No futuro, Nordmeyer e colegas esperam ampliar a taxa de escaneamento. Uma possibilidade envolve a adição de outro scanner ao sistema, uma solução simples e barata capaz de dobrar a velocidade de escaneamento de uma imagem a cada seis minutos para uma a cada três minutos.



Tradução: George El Khouri Andolfato
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home