Software ajuda a capturar telas exibidas no computador

FERNANDA K. ÂNGELO
da Folha Online

Quantas vezes você já quis registrar uma tela do seu computador e precisou acionar a tecla Print Screen, abrir um software editor de imagens, criar um documento para colar a imagem e só então recortá-la e enviá-la para a impressora? Felizmente, a internet traz programas gratuitos que simplificam essa tarefa.

É o caso, por exemplo, do ScreenPrint32 (2,67 Mbytes; www.provtech.co.uk/main/default.asp). O soft permite que o usuário crie uma tecla de atalho para capturar e imprimir uma reprodução da tela.

Com uma interface bastante simples, o ScreenPrint32 pode ser configurado para que a tecla de atalho capture toda a área de trabalho, somente a janela ativa ou uma determinada área da tela.

Como padrão, o programa imprime a tela no tamanho de uma página A4, mas isso pode ser modificado de acordo com as preferências do usuário.

O ScreenPrint Gold 3.5 (1,4 Mbyte; www.softwarelabs.com/tsl4/3-spgdownload.htm) é outra opção de software gratuito para capturar e imprimir telas, mas exige que o usuário preencha um cadastro rápido antes de fazer o download do arquivo.

Embora possua praticamente os mesmos recursos do ScreenPrint32, ele permite que o usuário escolha formatos diferenciados ao selecionar partes da tela --a área copiada pode ter um recorte oval, por exemplo.

Na hora de se cadastrar, fique atento para não autorizar, sem querer, o recebimento de e-mails com novidades do desenvolvedor do programa. Para não receber essas mensagens, é preciso assinalar (e não desmarcar, como seria lógico) o item correspondente na tela de cadastro.

Especial

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home