Acompanhe os desfiles internacionais na internet

da Folha de S.Paulo

A internet é o endereço certo para acompanhar os desfiles internacionais sem gastar o dinheiro das passagens para Londres, Paris, Milão ou Barcelona.

Antes, porém, fique aqui mesmo na América: no dia 1º de fevereiro começa a Montreal Fashion Week (www.montrealfashionnetwork.com). Outro endereço é www.montrealfashionweek.com, que exige cadastro. O registro é de graça e dá acesso a vários sites de moda.

Visto isso, tome o caminho da Europa. No dia 2, abrem-se as passarelas da Barcelona Fashion Week 2004 (www.moda-barcelona.com). Ainda na Espanha, não deixe de apreciar ciberneticamente a.semana madrilenha, que começa no dia 13 e pode ser acompanhada em www.semanamoda.ifema.es.

Como faltam alguns dias para esses eventos, aproveite o tempo para conferir o que aconteceu no Prêt à Porter Paris, que terminou na segunda-feira. No site www.pretparis.com, há enorme quantidade de informações, inclusive o dossiê de imprensa, disponível em formato .PDF.

Se você quiser mais do mundo parisiense, navegue pelos links apresentados em www.paris-fashion-show.com/links. Outra boa pedida é o endereço oficial da Federação Francesa dos Costureiros e dos Criadores de Moda (www.modeaparis.com). O site hospeda os perfis dos designers que exibem em Paris, mas não traz fotos nem críticas.

Visto o passado, organize a agenda. Depois de Madri, os olhares se voltam para Londres, onde a London Fashion Week (www.londonfashionweek.co.uk) começa no dia 14.

Na seqüência, é a hora do Milano Moda Donna, um dos eventos coordenados pela Camera Nazionale della Moda (www.cameramoda.it). O site tem também versão em inglês.

Portais especializados

Se você busca ampliar seus horizontes, pode navegar por portais especializados, que trazem links organizados por categorias, como lojas e designers.

Um exemplo é o www.fashion.net, mas confira também o www.fashionwindows.com. Ele tem áreas restritas, mas o conteúdo gratuito é suficiente para horas de diversão.

Aliás, vários sites especializados já estão na era do acesso pago. Um exemplo é o firstVIEW (www.firstview.com), que cobra US$ 5,95 por uma senha que dá direito apenas a uma espiadinha de uma hora nas coleções de Paris, Londres ou Milão. O serviço já planeja fazer transmissão para celulares e para micros de mão. Também existem planos de assinatura anuais e semestrais.

Para quem prefere fazer um teste antes de efetivar a compra do serviço, o Fashion Wire Daily (www.fashionwiredaily.com) é mais indicado. O site oferece acesso gratuito por um dia às suas diversas seções, incluindo a cobertura completa dos desfiles da alta-costura parisiense. Findo esse prazo, os internautas podem acessar apenas pequenos parágrafos de notícias do mundinho.

Já o inglês WGSN, sigla para Worth Global Style Network (www.wgsn.com), é voltado para o mercado corporativo. Ele mostra as tendências da moda nos cinco continentes, é atualizado várias vezes ao dia e oferece cerca de 32 mil fotos de desfiles.

O site é aberto apenas para assinantes, mas universitários podem requisitar em www.wgsn-edu. com o acesso à versão voltada ao público estudantil.

A opção é assinar ou navegar pelas versões on-line de publicações impressas, como o Style.com (www.style.com), mantido pelas revistas "W" e "Vogue". Nada de transmissões ao vivo ou webcams espalhadas nos camarins, mas há slideshows das principais coleções, análises críticas e muitas dicas de estilo, tudo em inglês. Para receber gratuitamente um boletim por e-mail, o que é recomendável em caso de pressa (já que as imagens demoram a preencher a tela), basta fazer um cadastro.

Outra boa opção gratuita é o fashionoffice.org (www.fashion.at), site que apresenta imagens de moda produzidas nos quatro cantos do planeta, além de informações sobre cosméticos, gastronomia, cinema e design, oferecendo ainda boletins gratuitos enviados por e-mail.

Colaboraram Carol Garcia, especial para a Folha, e Juliano Barreto, free-lance para a Folha.

 

 

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