Jogos realistas impulsionam filmes

JULIANO BARRETO
da Folha de S.Paulo

As produtoras de "machinima" (técnica que usa softwares de criação de games para montar filmes em 3D) prometem alcançar novos níveis de qualidade gráfica e de popularidade em 2004.

Além do baixo custo de produção e dos processadores de 64 bits, a "machinima" agora contará com a ajuda de uma nova geração de games. Em entrevista por e-mail à Folha, Hugh Hancock, designer da produtora Strange Company (www.strangecompany.org), disse que os lançamentos dos jogos Half-Life 2 e Doom 3, previstos para este ano, aumentarão o potencial de criação dos artistas. "Neste ano, também serão lançadas versões das principais ferramentas de criação de filmes, como o Antics e o MPK", conclui.

A Strange Company faz sucesso com a série "Matrix 4x1", que parodia o filme homônimo e é produzida com o mesmo software que fez o jogo Counter-Strike. Outra animação popular da produtora é "Tum Raider", que substitui a heroína Lara Croft por um personagem gordo e desajeitado.

Os computadores domésticos com processadores de 64 bits também devem impulsionar a popularidade das animações, "Com maior poder nos PCs, as animações vão apresentar mais realismo", disse o designer Andrew Kerr, da produtora Xbox Ottawa (www.xboxottawa.ca).

O lançamento de filmes de longa-metragem feitos com orçamentos baixos também é considerado um indicador do crescimento da "machinima".

Um dos DVDs mais esperados é "Lenny and Larry Lumberjack on the Campaign Trail". Na animação, produzida pela Red vs. Blue (www.redvsblue.com), uma dupla de lenhadores concorre à Presidência dos EUA. No site Machinima.com (www.machinima.com) há uma grande variedade de filmes que podem ser baixados gratuitamente. Para vê-los, é preciso ter programas para tocar vídeos no formato DivX (www.divx.com).

   

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home