Saiba gravar vídeos do PC para ver no televisor

BRUNO GARATTONI
da Folha de S.Paulo

Se você comprou ou ganhou um toca-DVDs no Natal e ainda não explorou todos os recursos do aparelho, pode ter uma surpresa agradável: quase todos os modelos atuais conseguem reproduzir na televisão e no aparelho de som os arquivos de vídeo e de som contidos no computador. Para aproveitar o recurso, não é preciso ter um gravador de DVDs --basta um gravador de CDs comuns. Consulte o manual do seu toca-DVDs e veja se ele aceita arquivos MP3 (de música), JPG (de fotos) e VCD ou SVCD (de vídeo).

A gravação de arquivos MP3 e JPG não tem mistério --simplesmente use o programa fornecido com o seu gravador de CDs--, mas, para criar discos com vídeo, você vai precisar de um soft especial. Há muitas opções (veja algumas no site www.dvdrhelp.com), mas a melhor é o NeroVision Express. Acesse www.nero.com/en/nero-prog.php e copie o arquivo Package 2 (16,4 Mbytes).

Depois da instalação, abra o NeroVision Express e clique em Make CD. Escolha a opção Super Video CD (SVCD), pois ela proporciona a melhor qualidade de imagem. Em seguida, aperte o botão Add Video Files e escolha os vídeos desejados. O programa aceita os principais formatos de arquivo de vídeo --AVI, MPG, WMV e MPEG-4. Cada CD comporta até 50 minutos de vídeo.

O NeroVision Express converte automaticamente os arquivos para o formato SVCD, mas o processo requer um micro potente: num PC com chip Celeron de 1,3 GHz, a conversão de cada minuto de vídeo levou aproximadamente dez minutos. Se você quiser agilizar o processo, clique em More, Video Options e Super Video CD e escolha a opção Fast no quadro Encoding Mode. O vídeo perde qualidade, mas a conversão fica 40% mais rápida.

O programa tem um porém: sua versão de testes só funcionará até o próximo sábado. Se você quiser continuar usando o soft depois dessa data, terá de comprá-lo (US$ 60) ou esperar o lançamento da versão de testes de fevereiro, que deverá chegar ao site do fabricante nas próximas duas semanas.
 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home