Como desenhar um homem feliz

alex.rod@terra.com.br

O doutor Einstein entendia muitas coisas sobre a Física e o Universo, mas Japão já se daria por satisfeito se soubesse como a felicidade pode caber numa folha de papel.

É isso que ordena a frase, a única ordem de quatro letras que está no alto da folha, um espaço imenso em branco embaixo. Japão apanha o papel, devolve-o à mesa, coça a cabeça e finalmente o apanha de novo. Vira-o de ponta-cabeça e depois à posição original. Então começa a ler de novo.

DESENHE UM HOMEM FELIZ.

O Homem do Recrutamento e Seleção está na sala ao lado, presumivelmente esperando Japão terminar o desenho. Quando Japão leu o papel, pensou que talvez fosse uma brincadeira. O Homem do Recrutamento e Seleção, no entanto, não pareceu de brincadeira.

Japão está acostumado a enfrentar bandidos e policiais dos mais variados tipos. Tem uma longa ficha policial que inclui muitas mortes e também casos em que "o bicho não morreu, mas ficou estragado pra sempre", como costuma dizer. Nas vezes em que ficou preso, foi sempre respeitado, mantido à distância pelos outros, mesmo os mais perigosos. Mas na presença dO Homem do Recrutamento e Seleção se encolheu quase sem perceber, uma humildade que não tardou a faze-lo se irritar consigo próprio. Já o Homem do Recrutamento e Seleção não demonstra nenhum sentimento sobre Japão. Tão logo jogou a folha em cima da mês,a diante de Japão, deu meia volta e sumiu por uma das portas da sala.

A esse respeito, são cinco portas. De vez em quando Japão as olha e imagina para onde levam. Imagina também se O Homem do Recrutamento e Seleção está do outro daquela por onde se foi, ouvindo o que acontece do seu lado. Tenta se lembrar por qual delas ele se foi, porém não consegue.

Japão enjoa de brincar com o papel, começa a rabiscá-lo. Que ninguém espere um bom resultado, pensa, conformado, Pois não tenho talento para desenho. Faz rabiscos horríveis, como uma criança pequena. Enquanto desenha, remói a conversa com o Turco Gordo.

- Tô precisando de serviço.

- Será um prazer - respondeu o Turco Gordo. - Anda com a mira em dia?

- E por que não andaria - Japão respondeu.

- Tem matado muita gente?

- Só quem merece.

- E o Nelsinho?

Nelsinho da Farmácia e Japão já foram os melhores amigos, mas hoje em dia não se falam por motivos que não vem ao caso.

Um copo com um líquido amarelo diante de cada um. Japão vira o seu e solta um longo "ahhhh" antes de responder:

- Ele que se foda. Perguntou por que?

- Por nada. E o coração?

- O que tem?

- Nada. Toma.

- O que é isso?

- Um cartão. Pra tu ir no Recrutamento e Seleção.

- Que porra é essa?

- Regras.

Turco Gordo explica: É coisa do Samuelzinho. Samuelzinho é o filho do Turco Gordo. Ao contrário do pai, nunca meteu a mão na massa. Acaba de se formar em administração e foi trabalhar com o pai. Chegou cheio de idéias, usando palavras que Turco Gordo mal sabe o que quer dizer ou não sabe. Mas uma delas o Turco Gordo sabe: modernização.

- Ele disse que é preciso modernizar o negócio. Os novos tempos...

Japão conhece Samuelzinho desde pequeno, costumava olhar espantado para Japão, certamente impressionado com seu tamanho. Japão ainda é do tipo corpulento.

Turco Gordo acaba de dizer a Japão para explicar como as coisas funcionam agora:

- Quem não muda, morre.


 o Terra

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home