Tamanho de parte do cérebro importa para o sexo

Helen Pearson
Nature News Service


Pesquisadores sugeriram que o tamanho importa quando se trata de sexo -o tamanho de parte do cérebro. Segundo David Reutens, da Universidade de Melbourne, Austrália, o impulso sexual de uma pessoa pode ser proporcional ao tamanho de sua amígdala, um pequeno centro de "emoção" situado na base do cérebro.

A área do tamanho de uma amêndoa já foi implicada anteriormente no impulso sexual; ela é estimulada por filmes eróticos e é vital para o comportamento de acasalamento em muitos animais. Mas o efeito de seu tamanho não era claro.

Reutens e colegas escanearam os cérebros de 45 pacientes com epilepsia crônica, uma condição que normalmente reduz o impulso sexual. Como parte de seu tratamento, eles foram submetidos à cirurgia para remoção de parte do cérebro, o que libera as áreas remanescentes para funcionarem mais normalmente.

Por meio de entrevistas e questionários, a equipe descobriu que pacientes com uma maior parte da amígdala deixada intacta após a cirurgia apresentavam maior impulso sexual.

Os pesquisadores agora testarão se isto vale para a população em geral, comparando o tamanho da amígdala e a sexualidade em um grupo maior, disse Jim Pfaus, que estuda o comportamento sexual na Universidade Concordia, em Montreal. Se valer, "eles descobriram algo extraordinário", disse ele.

Os cientistas normalmente pensam na amígdala como a parte do cérebro que processa reações ao medo. Mas alguns pesquisadores acham que ela pode nos ajudar a concentrar nossa atenção a qualquer estímulo emocional -seja temeroso ou estimulante. Portanto, uma amígdala maior pode implicar uma maior probabilidade de um estímulo sexual que leve à excitação, sugeriu Reutens.

A amígdala dificilmente responde sozinha pelo impulso sexual, acrescentou Pfaus. Ele está intimamente ligada a outras regiões do cérebro, incluindo o hipotálamo, que ativa as respostas físicas à excitação, como as ereções.

Se os pesquisadores puderem determinar as raízes do impulso sexual, isto poderá refletir em medicamentos que compensem a falta de excitação. Com base no enorme sucesso do medicamento contra impotência Viagra, os pesquisadores acreditam que este é um mercado farmacêutico potencialmente enorme.



Tradução: George El Khouri Andolfato
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home