FTC alerta:há milhares de IPs abertos para spam

SÃO PAULO - A FTC (Federal Trade Commission) e outras 36 agências internacionais de 26 países (o Brasil está na lista) identificaram "dezenas de milhares" de endereços IP abertos para a prática de spam ao redor do mundo.

O estudo faz parte da iniciativa de combate às mensagens não solicitadas "Operação Deixe Seu Servidor Seguro" (Operation Secure Your Server), lançada nesta quinta-feira (29) por estas agências. A mensagem que está sendo enviada aos proprietários destes endereços: "Fechem seus servidores de e-mail!".

Servidores abertos podem ser usados para o redirecionamento de mensagens, escondendo a real origem dos spams - a prática, muito usada pelos spammers, além de tudo pode acabar com a reputação de uma empresa usada para a distribuição em massa de mensagens não solicitadas sem o seu conhecimento.

As empresas podem responder a algumas perguntas básicas para descobrir se seus servidores de e-mail estão desprotegidos ou não. Por exemplo: Seu proxy permite a conexão a redes inseguras ou não confiáveis (incluindo a internet)? Você está usando a versão mais atual de hardware e software? Instalou as últimas correções a atualizações de segurança liberadas? Alguém checa regularmente o uso não autorizado do seu servidor de proxy? E por aí vai.

O site com dicas e orientações para a proteção dos servidores de e-mail é www.ftc.gov/secureyourserver. O texto está disponível em 21 idiomas.

Renata Mesquita, do Plantão INFO

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home