Menino de 14 anos começa a estudar medicina


Um menino hondurenho surpreendeu hoje iniciar, aos 14 anose, os estudos de Medicina na Universidade Nacional Autônoma de Honduras, na cidade de San Pedro Sula. David Francisco Javier disse que "desde que era pequeno, decidi estudar Medicina para curar os doentes e ajudar aos pobres do meu país, que são muitos". Seus pais são Héctor Manuel Javier, que estudou Filosofia e Letras na Universidade Nacional Autônoma do México, e Miriam Perdomo, originários de San Pedro Sula. Javier declarou à EFE que seu filho foi muito inquieto e buscava divertir-se com os livros desde que tinha 2 anos.

"Quando eu estava consertando alguma roda do carro, ele queria ajudar-me", lembrou Javier, que viveu no México uns 20 anos mas "regressei por nostalgia e amor a pátria". Acrescentou que quando David Francisco tinha brinquedos, "como carrinhos", os desmontava porque "queria saber que tinham dentro, sempre foi muito curioso, aos três anos já sabia ler e escrever".

Os pais do menor superdotado vivem na aldeia de Carmen, cerca de seis quilômetros de San Pedro Sula. Aos cinco anos de idade, David Francisco ingressou ao primeiro grau de educação primária, mas seus professores, assombrados por seus conhecimentos, o ascenderam ao terceiro. No ano seguinte, em quarto grau, de novo deslumbrou em sua escola e passou ao sexto curso, que concluiu com excelência acadêmica. Sua educação secundária começou aos nove anos e terminou no ano passado, com o título de Bacharel em Ciências e Letras.

Embora nunca tenha estado em uma escola bilíngüe, aprendeu a ler e escrever o inglês por sua própria conta. O menino é um incansável devorador de livros e entre seus autores preferidos estão Shakespeare e Miguel de Cervantes, ao que conheceu através de sua obra clássica Dom Quixote da Mancha. David Francisco também sabe muito de música dos grandes mestres, além de ser admirador de cantores como o espanhol Joan Manuel Serrat e o argentino Facundo Cabral.

 EFE

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home