Fóssil encontrado bate recorde de idade

Michael Hopkin
Nature News Service


Um caçador de fósseis amador na Escócia encontrou o animal terrestre com respiração aérea mais antigo conhecido: um minúsculo milípede que viveu há 428 milhões de anos.

A descoberta não muda o cálculo dos cientistas de quando surgiram as criaturas que respiram ar. Mas ajuda a preencher uma lacuna no registro fóssil, empurrando para trás o fóssil mais velho conhecido deste tipo em cerca de 20 milhões de anos.

A criatura de 1 centímetro de comprimento foi batizada de Pneumodesmus newmani em homenagem ao seu descobridor, Mike Newman, um motorista de ônibus e entusiasta de fósseis de Aberdeen, na costa nordeste da Escócia.

Newman fez sua descoberta no litoral, na cidade próxima de Stonehaven, um dos locais favoritos dos caçadores de fósseis. "Eu basicamente fiquei parado sobre ele", ele se recordou. Tendo percebido sua importância potencial, ele entregou o fóssil aos Museus Nacionais da Escócia, em Edimburgo. Os paleontólogos do museu e da Universidade de Yale, em New Haven, Connecticut, deduziram seu status único.

Não há dúvida de que P. newmani respirava ar, disse Lyall Anderson, dos Museus Nacionais, que estudou a descoberta. O fóssil apresentava espiráculos bem preservados -buracos minúsculos para respiração de oxigênio. Estes não funcionariam se o milípede deixasse a terra, explicou Anderson: "Eles se encheriam de água".

O clima no qual a criatura viveu não se assemelhava nem um pouco à Escócia fria e chuvosa de hoje. Durante o tempo de vida do P. newmani, a Escócia estava próxima do equador e fazia parte de uma massa de terra gigante chamada de velho continente de arenito vermelho. "Para o surgimento dos animais terrestres era necessária uma área que fosse quente e úmida", disse Newman. "Esta é a melhor área do mundo para fósseis dos primeiros animais". O fóssil que antes detinha o recorde de animal respirador de ar mais antigo também foi encontrado na Escócia.

Stonehaven já foi conhecida como a cidade que inventou as barras de chocolate fritas -um estranha iguaria culinária geralmente feita fritando barras de chocolate Mars. O fóssil oferece aos habitantes de Stonehaven uma fonte mais saudável de orgulho cívico.



Tradução: George El Khouri Andolfato
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home