Governo processa HP por maquiagem de produtos

SÃO PAULO - Três grandes empresas que atuam no país estão sendo processadas pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) pela maquiagem de produtos - prática de entregar menos do que consta nas informações da embalagem. A HP Brasil é uma delas, por causa dos cartuchos de tinta.

As outras duas são a Johnson & Johnson, por causa da redução de unidades nas embalagens de absorventes, e a Pepsico do Brasil (Elma Chips) pela redução de salgadinhos em alguns pacotes.

Em comunicado, o Ministério da Justiça informa que, se forem condenadas, as empresas poderão ser punidas com multas que vão de 200 a três milhões de UFIRs - o valor máximo, aproximado, é de 3,19 milhões de reais. O processo foi instaurado na quarta-feira (28), com prazo de 10 dias para as empresas se defenderem.

A denúncia contra a HP indica que a empresa passou a vender cartuchos jato de tinta com volume inferior ao que costumava vender, sem informar devidamente o consumidor antes sobre a alteração. As mudanças na quantidade de tinta, diz o Ministério, foram verificadas nos modelos HP 51649 a (de 22,8 ml para 11 ml), HP c6614d (de 28 ml para 14 ml) e HP c6615d (de 25 ml para 14 ml).

"A informação sobre a mudança no peso do produto é importante e dever ser destacada na sua apresentação e oferta. A simples indicação do peso do produto após a alteração é necessária, mas insuficiente para o discernimento do consumidor quanto à nova característica e as possíveis implicações para suas necessidades", diz a nota de instauração do processo, assinada por Ricardo Morishita, diretor do DPDC.

Há dois anos, a HP já havia reduzido a quantidade de tinta de alguns cartuchos de 40 ml para 28 ml, com a ajuda de duas bolsas de ar. Em entrevista à INFO na época (edição 193, de abril de 2002), o gerente da área de suprimentos da empresa, Luís Fernando Tedesco, disse que 40 ml seria "uma quantidade muito grande de tinta para o usuário doméstico e o cartucho poderia perder a validade antes de ser usado inteiramente".

Em comunicado, a HP desmente as acusações e diz que foi surpreendida pela mídia, por não haver recebido uma notificação oficial do DPDC sobre o processo. Explica que "ampliou a linha existente com novas versões de cartuchos de tinta, e que os cartuchos anteriores não foram descontinuados".

Reivindica, também, que a introdução da nova linha de cartuchos foi devidamente comunicada, "com farta divulgação através de notas à imprensa, material destinado a pontos de vendas e ampla campanha publicitária", ao contrário do que diz o Ministério da Justiça. O fato é que os cartuchos atuais da HP trazem a informação de forma visível.

Explica, ainda, que a nova linha de cartuchos com menor quantidade de tinta foi desenvolvida exclusivamente para atender ao mercado brasileiro. Termina a nota dizendo lamentar "que tenha sido dado curso a tal informação desprovida de fundamento".

Renata Mesquita, do Plantão INFO



 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home