Microaquecedores poderão ser usados para criar implantes

Da Universidade de Washington


Microaquecedores que podem provocar mudanças químicas no material ao seu redor poderão fornecer os meios para um crescimento mais rápido de tecido substituto para pacientes feridos e formar a base para sensores médicos que poderiam detectar rapidamente patógenos, segundo pesquisadores da Universidade de Washington, que foram os primeiros a demonstrar o processo.

A chave para a técnica, segundo o professor associado Karl Böhringer, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Washington, está em mudanças provocadas pela temperatura no material que reveste os aquecedores elétricos com menos de um milímetro. Proteínas aderem ao material à medida que sua temperatura aumenta, e se desprendem quando ela diminui. Isto, segundo Böhringer, abre a porta para uma ampla variedade de possibilidades.

"As proteínas aderem localmente às áreas que aquecemos, e nós podemos ligar células às proteínas", disse ele. "Isto fornece uma forma relativamente simples, de baixo custo, de criar chips celulares para realização de experiências e para criação de outros dispositivos úteis."

Böhringer e o colega Buddy Ratner, diretor do programa de engenharia de biomateriais da Universidade de Washington, apresentaram recentemente a pesquisa na 12ª Conferência Internacional de Sensores, Atuadores e Microssistemas de Estado Sólido em Boston, e aguardam patente para o
processo.

Para fazer os chips, os pesquisadores iniciaram com uma fina lâmina de vidro, no qual montaram um arranjo de microaquecedores usando técnicas de litografia. Eles então depositaram poli(N-isopropilacrilamida) (pNIPAM), um polímero sensível à temperatura, sobre a série de microaquecedores.

Em temperaturas abaixo de -67 ºC em um ambiente líquido, o polímero existe em um estado tipo gel, saturado de água. Mas quando a
temperatura ultrapassa tal limiar, as propriedades químicas do polímero mudam. Ele passa a repelir água e permite a aderência de proteínas a ele.

"Quando você passa desta temperatura crítica, há uma transição do estado úmido como gel para um estado seco, mais denso, e também há uma mudança de configuração, ou forma, nas moléculas", explicou Böhringer. "Há alguns grupos finais na molécula que se viram e essencialmente mostram outro lado da molécula para a superfície, e as proteínas gostam de aderir a este lado."

Ativando diferentes porções do arranjo aquecedor enquanto o chip estava exposto a diferentes soluções, os pesquisadores descobriram que poderiam ligar seletivamente proteínas diferentes em padrões predeterminados. E, como certas células aderem a certas proteínas, os pesquisadores poderiam usar o método para criar camadas de proteínas e células, projetando chips sob medida contendo células diferentes agrupadas em qualquer padrão desejado pelos cientistas.

Em pesquisa, disse Böhringer, isto poderia ajudar a fazer um uso eficiente de tempo e recursos.

"Você poderia criar um chip que realiza uma série de experiências diferentes ao mesmo tempo", disse ele.

Há também aplicações poderosas fora do laboratório de pesquisa, ele acrescentou. A técnica poderia ser usada para moldar biossensores ou
dispositivos de diagnóstico.

"Nós poderíamos ter arranjos de proteínas ou células com funções específicas -elas poderiam ser sensíveis a um patógeno, por exemplo", disse
ele. "Você poderia observar o arranjo à medida que é exposto a alguma amostra desconhecida e ver como reage".

Aplicações médicas são outra área promissora. Como os arranjos podem ser posicionados como uma pessoa quiser, eles poderiam ser usados para cultivo de tecido em formas específicas.

"Nós podemos basicamente criar culturas de células em formatos específicos", disse Böhringer. "Então você desativaria o aquecedor, a aderência terminaria e toda a cultura de células se desprenderia. Assim, esta poderia ser uma forma de fazer, por exemplo, um enxerto de pele. Você o cultiva na superfície, faz com que se desprenda e então poderia transplantá-lo. Isto poderia derivar diretamente disto."

Tradução: George El Khouri Andolfato
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home