Água da torneira pode cegar usuários de lentes
 


As pessoas que usam lentes de contato podem colocar sua visão em risco ao lavar o rosto com água da torneira. Essas pessoas estariam mais suscetíveis uma infecção rara e dolorosa, causada por uma ameba que vive em água de torneira. Aparentemente, os britânicos são os que correm maior perigo.

A doença, chamada queratitis por acanthamoeba, provoca úlceras na córnea e pode levar à cegueira. "É uma doença horrível. Muito resistente ao tratamento e difícil de erradicar", escreveu John Dart, especialista do Hospital de Oftalmologia Moorfields, em Londres, na revista New Scientist.

Dart afirmou que o risco é maior quando a pessoa se lava com as lentes de contato ou as manipula com as mãos úmidas. Ele recomenda que as pessoas com lentes evitem o contato dos olhos com água de torneira.

O índice de infecção na Grã-Bretanha é cerca de um em 30 mil. A cifra, no entanto, é 15 vezes maior que a registrada nos Estados Unidos e sete vezes superior à da Holanda.

Até recentemente, as casas britânicas dispunham de caixas d'água e a água parada proporcionava um ambiente ideal para o crescimento de amebas.
 
Reuters

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home