Malhação e regime em excesso causam envelhecimento


Com a chegada do verão, muitas pessoas aumentam a carga de exercícios físicos e modificam hábitos alimentares para não "fazer feio" nas praias e nas piscinas. Mas o que parece ser uma rotina saudável pode se tornar também perigoso, já que o excesso de atividade física num curto período de tempo combinado a uma alimentação inadequada acelera o envelhecimento das células.

A explicação está no aumento excessivo do número de Radicais Livres de Oxigênio (RLO) no corpo, moléculas formadas durante o processo de respiração celular. "O número de RLO aumenta muito e, quando a alimentação (e/ou suplementação antioxidante) não é adequada para atender às necessidades extras do organismo, o dano se acentua e acelera o envelhecimento" , explica o professor Danilo Wilhelm Filho, do Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mais de duzentas doenças humanas estão diretamente relacionadas com os chamados RLO. A formação dessa substância no organismo ocorre durante a "queima" de açúcares, quando partículas de oxigênio "escapam" e se transformam em radicais superóxidos, ou seja, moléculas instáveis com elétrons livres em busca de outras moléculas, átomos ou compostos do corpo humano para se estabilizarem.
 
Agência Brasil

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home