Intel descobre material capaz de miniaturizar circuitos

da Folha de S.Paulo

Pesquisadores da empresa americana Intel dizem ter descoberto um novo material que lhes permitiria vencer um dos obstáculos mais sérios para tornar as placas de computador unidades ainda menores do que as que existem hoje, segundo reportagem do "New York Times".

O anúncio pode ser um passo crucial, já que a indústria de microprocessadores sofre cada vez mais com a necessidade de impedir que a corrente elétrica saia do caminho nos circuitos dos computadores.

Com as portas de transistores de hoje (que consistem numa peça que atua como uma torneira para a corrente elétrica) chegando a uma espessura de apenas cinco camadas de átomos, os chips de computadores têm exigido mais energia, o que faz com que eles acabem se aquecendo muito mais.

A indústria de semicondutores tem procurado intensamente um novo material capaz de substituir o dióxido de silício, que é usado como um isolante entre a porta e o canal pelo qual a corrente passa quando os transistores são ativados.

Pesquisadores independentes e competidores da Intel afirmam que o anúncio afetou a área mais importante da pesquisa de chips. Contudo, vários deles, como o vice-presidente da IBM Bernard Meyerson, apontam que não foram divulgados os detalhes, para que outros cientistas os avaliem, diz o jornal.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home