Estudo diz que jogar no trabalho é bom para produtividade

Acessar jogos simples de computador durante o trabalho pode melhorar a produtividade e a satisfação dos funcionários, diz uma nova pesquisa.

Cientistas da Universidade de Utrecht, na Holanda, estudaram os efeitos dos jogos em 60 funcionários de uma empresa de seguros.

Os pesquisadores mediram mudanças nas atitudes e descobriram que aqueles que jogavam se sentiam mais felizes com relação ao trabalho.

A maioria das grandes empresas excluem os jogos que vêm nos computadores, alegando que eles só servem como perda de tempo.

A pesquisa foi apresentada na Level Up, primeira conferência da Associação de Pesquisa de Jogos Digitais, na Holanda.

Melhoras

Segundo o líder da pesquisa, Jeffrey Goldstein, o estudo mostra como os jogos podem mudar positivamente a produtividade e a satisfação dos funcionários e reduzir faltas ao trabalho.

Depois de uma longa procura por uma empresa que aceitasse abrigar o experimento, os pesquisadores dividiram aleatoriamente os trabalhadores de cinco departamentos diferentes em grupos.

Alguns podiam jogar os jogos padrão do Windows, como Paciência e Campo Minado, enquanto outros grupos foram privados dessa possibilidade.

"Nós dissemos que eles podiam, por um mês, jogar uma hora por dia, no período que eles decidissem", disse Goldstein.

Foram registradas todas as conexões dos jogadores, e eles reportaram seus hábitos e sentimentos enquanto estavam jogando.

Os resultados foram confrontados com as declarações de como eles se sentiam durante o trabalho e o que eles achavam de suas responsabilidades.

"Os grupos que puderam jogar mostraram melhoras em ambos os quesitos", disse Goldstein.

Os resultados sugerem que, em vez de ser uma perda de tempo, os jogos podem ajudar na produtividade individual e fazer com que as pessoas passem a gostar mais de seu trabalho.

Uma partida de paciência pode ser usada estrategicamente para ajudar as pessoas a trabalhar com maior eficiência porque elas teriam um período durante o dia para descansar e não pensar em tarefas complexas.

"Eu comparo os jogos com um intervalo para o café", diz Goldstein. A satisfação no trabalho acaba crescendo quando as pessoas têm controle sobre o próprio tempo e podem escolher o que fazer durante o horário em que estão trabalhando.

Segundo Goldstein, a pesquisa ainda está no começo, e os resultados são preliminares. Ele ainda pretende fazer uma pesquisa em maior escala, usando jogos mais complicados que envolvam decisões estratégicas. "Eu imagino que jogos diferentes tenham efeitos diferentes."

Jogos simples de computador como Solitária e Campo Minado têm vantagens sociais porque eles são divertidos, oferecem distração, envolvimento e elementos de competição contra você mesmo e contra outros, ele diz.

"As pessoas acabam conversando sobre os jogos durante os intervalos do trabalho e até na volta para casa."

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home