Programas organizam informações médicas

FERNANDA K. ÂNGELO
da Folha Online

Encontrar o resultado daquele exame de sangue feito há dois anos ou lembrar a hora exata de um remédio não é tarefa fácil nem mesmo para os mais organizados.

Para ajudar a pôr em ordem nossa "vida médica", há na internet programas como o Personal Medical History (1 Mbyte; grátis para teste e US$ 100 para compra em www.drdininfosolutions.com/PMH/Page6.asp), que é baseado no Access 2000 e tem espaço para guardar os dados médicos de toda a família. Tem campos para a inserção de dados que vão desde o número da identidade até os resultados e datas dos exames médicos, passando por endereço, telefone, informações sobre o plano de saúde, alergias, histórico de doenças e contato da pessoa a ser avisada em caso de emergência.

Também traz espaço para prescrições de medicamentos e dados sobre os médicos responsáveis por sua saúde.

Outra opção é o Med-A-Base (5,24 Mbytes; grátis para teste e US$ 35 para compra em www.nk-inc.com/MedABase). Com praticamente os mesmos recursos dos outros programas, ele ainda permite ao usuário organizar uma agenda com os dias, horários e nomes dos médicos com quem terá as próximas consultas.

Com uma interface simples, o software também lembra o paciente dos horários de medicamentos. Nesse caso, porém, é preciso ativar o recurso. Uma pílula verde aparecerá no canto inferior da tela quando isso for feito.

Muito mais simples e fácil de usar --além de ser gratuito--, o Medi-Bank (1 Mbyte; em www.seymours.freeserve.co.uk) é igualmente útil, embora possua, de fato, menos espaço para informações detalhadas.

A desvantagem aqui é que o software só suporta os dados de um paciente. Além disso, não tem campos para incluir informações sobre exames específicos. Porém esses dados podem ser adicionados no espaço reservado para o histórico médico.

   

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home