PCs domésticos são seqüestrados para enviar spam

Helena Nacinovic

Computadores domésticos com conexão de banda larga são os novos alvos dos spammers, de acordo com a empresa britânica de segurança mi2g. Em relatório recente, a empresa alerta que os sistemas domésticos e de pequenas empresas estão sendo "seqüestrados" para enviar spam e que os rastros das mensagens não-solicitadas geralmente levam até spammers da Ásia e América Latina.

O Brasil figura entre os países com maior número de casos de abuso por parte de spammers. Os outros países apontados pela empresa foram China, Rússia, Argentina, Guatemala, Hungria, Malásia, Nicarágua, Filipinas, Romênia, Arábia Saudita, Coréia do Sul, Espanha, Tailândia e Taiwan.

A mi2g afirma que a crescente monitoração dos servidores corporativos e as novas diretrizes de segurança colocadas em prática após os atentados de 11 de setembro de 2001 contribuíram para a mudança de alvo dos spammers, que antes se concentravam em servidores corporativos comprometidos.

Na China e na Rússia existem grandes pólos de envio de spam, mas no ocidente a maior parte do spam vem de computadores públicos e domésticos seqüestrados, que não têm nem a proteção de um firewall simples. Além da facilidade de atacar essas máquinas, existe a vantagem de que a maioria delas têm endereços IP dinâmicos, dificultando ainda mais o rastreamento do spammer.

O esquema foi descoberto pela polícia especializada quando computadores domésticos começaram a chamar a atenção por usarem quase toda sua largura de banda disponível sem serem desligados. Em todos os casos descobertos, os donos das máquinas não sabiam que seus sistemas estavam sendo usados para enviar mensagens não-solicitadas.

O problema fica mais grave com a recente onda de spam com cavalos-de-Tróia incluídos, que atacam novas máquinas e abrem novas rotas para spammers.

InfoGuerra

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home