Programas de proteção do monitor ganham mais qualidade e animação

FERNANDO BADÔ
BRUNO GARATTONI
da Folha de S.Paulo

A idéia de mostrar a reprodução de um aquário no monitor quando o PC está ocioso não é nova --há chances de que você já tenha experimentado algum screen saver (protetor de tela) desse tipo. O avanço está na qualidade: com os programas mais modernos, já é possível reproduzir um aquário com resolução convincente na tela do micro.

Um exemplo é o screen saver Marine Aquarium 2.0, que pode ser experimentado gratuitamente (download de 1,2 Mbyte em www.serenescreen.com).

O programa, que mostra até seis peixes ao mesmo tempo (na versão de testes, são apenas três), tem gráficos sofisticados e tridimensionais, que imitam muito bem a movimentação e as luzes de um aquário de verdade. O efeito é agradável mesmo quando o monitor é olhado de perto.

O usuário pode selecionar os peixes que deseja incluir em seu aquário --são 26 opções, cada uma delas com uma pequena descrição que inclui o nome científico do peixe e menciona seu habitat natural-- ou deixar que o programa troque os espécimes.

Além de incluir som (o barulho provocado pelas bolhas de ar em um aquário de verdade), o Marine Aquarium 2.0 permite ajustar manualmente a luminosidade do aquário: pode-se controlar a velocidade com que a simulação de noite e de luz natural é alternada.

Limitação

A única falha é que o software custa US$ 20 --a versão gratuita funciona perfeitamente, mas exige que o usuário clique num botão toda vez que desejar desativar a proteção de tela (e voltar a usar o PC), o que tende a ser incômodo.

Segundo o fabricante, o Marine Aquarium, que tem versões compatíveis com os sistemas operacionais Windows e Mac OS, funciona em micros antigos (com processador de pelo menos 120 MHz). Não é bem assim: durante testes, se mostrou lento num iMac de 450 MHz. Para garantir boa performance, a placa de vídeo do seu micro deve ter pelo menos 16 Mbytes de memória.

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home