Celulares podem causar problemas em marcapasso

Wellington Otto Bahnemann

Um estudo divulgado no jornal Physics in Medicine and Biologydo Institute of Physics aponta que os celulares da nova geração podem interferir no funcionamento dos marca passos. Segundo a pesquisa, o problema é capaz de desregular o dispositivo implantando em pacientes com complicações cardíacas.

O estudo, realizado pelo Italian Institute Health, afirma que os sinais de baixa freqüência enviados pelos celulares da nova geração podem ser confundidos com os sinais elétricos do coração. O instituto ressalta que os marcapassos equipados com filtro de cerâmica estão imune ao problema.

A descoberta, no entanto, não é recente. Desde 1994, pesquisas apontam sobre a interferência eletromagnética entre celulares e marcapassos. Na época, pesquisadores recomendavam que os pacientes que portavam o dispositivo permanecessem a uma distância segura do telefone móvel.

Apesar de evidenciar a questão, as pesquisas antigas não conseguiam detectar a causa da interferência e nem quais eram os pacientes mais propensos a serem prejudicados pelo problema. No estudo do Italian Institute Health, a explicação dada é que alguns componentes do marcapasso funcionariam como antenas, captando os sinais externos e transmitindo aos circuitos eletrônicos do dispositivo.

A pesquisa também contou com a participação do Center for Devices and Radiological Health (Centro para dispositivos e saúde radiológica) da agência reguladora americana Food and Drug Administration.

 
Magnet

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home