Receita pode estar vendendo dados a bancos

O ex-coordenador geral de Tecnologia e Segurança de Informação da Secretaria da Receita Federal Pedro Luiz Cesar Bezerra admitiu na última quarta-feira, em audiência pública na CPI da Serasa, que dados cadastrais da Receita podem estar sendo vendidos para a rede bancária. Ele explicou, no entanto, que a Serasa só tem acesso oficialmente, junto à Receita, a quatro tipos de dados cadastrais: nome, CPF, nome da mãe e data de nascimento.

Bezerra disse aos deputados que determinou a apuração das denúncias de que a Serasa estaria repassando dados da Receita a terceiros; e denunciou a possibilidade de irregularidades em convênio firmado entre a União e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e intermediado pela Serasa.

Segundo ele, não se conseguiu comprovar a má utilização de informações pela Serasa, já que esses dados também estão disponíveis nas agências bancárias. Mesmo assim, a Receita Federal optou por cancelar o convênio, pois o Banco Central já havia se capacitado, por meio de sua Central de Riscos, para fornecer essas informações.

O técnico sustentou que não havia um contrato de exclusividade da Serasa na certificação de dados junto à Receita Federal, ao contrário do que havia dito Ariosto Rodrigues Júnior, ex-chefe do Serviço de Relacionamento com o Usuário, órgão interno da Receita.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

 
InfoGuerra

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home