Celular com câmera é proibido em Seul


A expressão "vítima do próprio sucesso" vem imediatamente à mente. Os celulares de pequenas dimensões e equipados com câmeras já não são bem-vindos nos escritórios das empresas de alta tecnologia da Coréia do Sul devido à preocupação com espionagem industrial.

A Hyundai Motor, maior montadora de automóveis da Coréia do Sul e uma das 10 maiores do mundo, teme que os novos modelos de carros que desenvolve possam ser fotografados e suas imagens transmitidas aos rivais.

"Estamos instalando detectores de raios-X na porta do centro de pesquisa e desenvolvimento em Namyang, para impedir a entrada de celulares equipados com câmeras, e também instalamos um sistema que acompanha a localização dos visitantes", disse Jake Jang, porta-vos da Hyundai, se referindo ao complexo de pesquisa da empresa, perto de Seul.

"Trata-se de um assunto crítico para uma empresa como nós, porque os celulares podem ser usados para espionagem, como uma daquelas engenhocas que o agente 007 usa", disse ele.

Em seu edifício sede, igualmente, as reuniões importantes de estratégia, projeto e definição de cores são realizadas sem a presença de celulares multifuncionais, de acordo com um funcionário da Hyundai.

A Samsung Electronics, a terceira maior fabricante de celulares do mundo e pioneira da tecnologia que permite a instalação de uma pequena lente em um aparelho telefônico, também os proibiu em seus escritórios e fábricas.

"É inevitável, por motivos de segurança", disse um funcionário da Samsung que pediu que seu nome não fosse mencionado. "Os celulares equipados com câmeras são pequenos, e a qualidade das imagens é tão boa que poderiam facilmente ser usados para espionagem industrial." A Samsung, que controla 10% do mercado mundial de celulares, não é a única fabricante de telefones que sofre de timidez diante das câmeras.

A rival LG Electronics enfrenta o mesmo dilema, em um país fascinado pela eletrônica no qual três quartos dos 48 milhões de habitantes dispõem de pelo menos um celular. Durante o último ano, os sul-coreanos compraram sozinhos mais de 4 milhões de celulares com câmera e é comum ver nas ruas do país pessoas fazendo fotos de amigos, de si mesmas ou de qualquer outra coisa.

Na Coréia do Sul, onde as pessoas trocam de aparelho a cada dois anos em média, cerca de um quinto dos aparelhos em uso têm câmeras, afirmam fontes da indústria. Os últimos modelos de celulares não somente trazem funções de comunicação, mas também de vídeo, MP3, acesso à Internet e televisão ao vivo.

"Um telefone celular pode até te mostrar o caminho para chegar a seu destino, por exemplo, o posto de combustível mais próximo", disse Lee Sang-chul, um empresário de 37 anos de idade que paga em média mensal de US$ 200 de conta de celular.

Moon Ae-ran, uma dona de casa de 50 anos que mora em Seul, também aproveita a conveniência de seu aparelho. Ela pode acionar a lavadora de roupas e outros equipamentos de sua casa pelo telefone celular enquanto está fora, fazendo compras. "Como eu posso viver sem essa coisa?", pergunta Moon.

 Reuters

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home