EUA afastam concorrência para telefonia no Iraque


A autoridade iraquiana liderada pelos Estados Unidos proibiu empresas estatais de participarem da concorrência pela aquisição de licenças para telefonia móvel no Iraque, uma medida que segundo os críticos dará às companhias norte-americanas vantagem em relação a grupos árabes, onde é comun a participação estatal.

A Coalition Provisional Authority (CPA), liderada pelos Estados Unidos, realizou na quinta-feira uma conferência sobre a concorrência, em Amã, Jordânia, para três licenças de operação de sistemas de telefonia móvel no Iraque, potencialmente os mais lucrativos contratos iraquianos em oferta.

"Nenhum governo pode direta ou indiretamente controlar mais de cinco por cento de qualquer empresa participante da concorrência ou membro de um consórcio participante," informam documentos sobre a concorrência disponíveis no site da CPA.

A decisão pode impedir que empresas árabes como a Batelco, que durante algum tempo, depois da guerra, ofereceu serviços de telefonia móvel em Bagdá e é controlada parcialmente pelo governo de Bahrain, participem da concorrência. É comum que governos árabes detenham participações em empresas de telefonia em seus países.

"Aparentemente, nenhuma empresa do Oriente Médio poderá participar da concorrência, nessas condições," disse Rashid al-Snan, gerente geral de operações da Batelco, à Reuters. "Estou seguro de que diversas empresas se oporão a isso."

Sob o governo derrubado de Saddam Hussein, os celulares eram proibidos, mas apareceram inesperadamente em Bagdá na semana passada, deliciando os usuários de telefonia móvel.

Os celulares convencionais rapidamente substituíram os dispendiosos telefones via satélite como meio principal de comunicação com o exterior, pelo menos para os jornalistas e empresários estrangeiros. Poucos iraquianos dispõem de aparelhos adequados.

A pesada pressão dos Estados Unidos fez com que a Batelco desativasse sua rede de cinco milhões de dólares em Bagdá apenas cinco dias depois de iniciar o serviço, pondo fim à primeira experiência da capital iraquiana com a telefonia móvel.

 
Reuters

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home