Hacker de DVD pode pegar 90 dias de prisão

Promotores pediram a prisão por 90 dias e uma multa de US$ 1.400 ao jovem norueguês Jon Lech Johansen, 19 anos, que quebrou o mecanismo de proteção de cópias de DVDs.
O comunicado foi feito nesta segunda-feira (16/12) por Halvor Manshaus, promotor responsável pela causa. Depois de reuniões reservadas, ficou decidido que Jon Lech Johansen, o jovem de 19 anos que quebrou o sistema digital de proteção de DVDs, pode pegar três meses de prisão. O jovem é acusado de utilizar e distribuir um programa conhecido por DeCSS, que permite a cópia ilegal de DVDs.

O código criminal 145 seção 2 da Noruega, no qual Johansen está incluído, estabelece uma sentença máxima de seis meses para pessoas que obtiveram informações por acesso ilegal, ou mesmo quebraram códigos. A pena de reclusão aumenta para dois anos em casos de ações que visam lucro.

A corte de crimes especiais da Noruega afirma que o programa poderia ser utilizado para fazer cópias piratas de DVDs. Segundo Manshaus, o jovem se defende afirmando que o usuário pode fazer cópias do que quiser, mesmo sem autorização, utilizando gravadores de CDs, fotocópias, videocassetes etc, tecnologias que, da mesma maneira que o programa, podem ser utilizadas para ações legais.

Na sexta-feira, (13/12), a corte pediu que retirasse o tipo de acusação que estava sendo imposta ao jovem e o acusasse de driblar o sistema de intercepção de conteúdo, ou Content Scrambling System (CSS) do DVD. O promotor de Johansen concordou com a proposta.

IDG Now!
 

Arquivo de Notícias>> clic 

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2002  Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home