Cerveja com gelo ajuda a evitar ressaca

Com a chegada do verão os bares começam a ficar cheios de pessoas tentando se refrescar. No calor, a boa pedida costuma ser uma cervejinha gelada. Mas, como evitar dores de cabeça na ressaca do dia seguinte? Um método, pouco recomendado por amantes da bebida, é colocar gelo na bebida.

O gelo derrete e dilui a cerveja, tornando a quantidade ingerida menor e hidratando o corpo, o que é importante no calor e diminui a ressaca.

"A bebida alcoólica diminui a capacidade de hidratação do corpo, já que faz com que a pessoa urine bastante. O álcool pode desenvolver algumas reações no organismo, como gastrite, vômitos e duodenite. A idéia é misturar a bebida com água", diz Abrão José Cury Jr., presidente da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e cardiologista do Hospital do Coração.

O problema é que os amantes da cerveja não aprovam a mistura, que interfere no equilíbrio da bebida. "Imagina, tomar cerveja com gelo. Fica aguado. Eu já fui em festas onde colocavam gelo dentro de um saquinho, para a água não misturar", diz o cantor Vavá, 29 anos. "Se é para misturar, é melhor tomar um copo d'água entre dois de cerveja. Ou então, tomar um Engov antes", ensina.

A dica do pagodeiro é aprovada por Cury. "A idéia não é o gelo, mas hidratação. Não precisa colocar o gelo dentro. Se a pessoa tomar um copo de água depois de cada copo de cerveja ou chope, vai estar hidratando o corpo sem perder o sabor que aprecia na bebida. Isso não vale somente para cervejas, mas para bebidas alcoólicas em geral", diz.

Jornal de Brasília
 

Arquivo de Notícias>> clic 

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2002  Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home